BRASIL E CANADÁ:
Estudo comparativo de práticas educacionais inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82807Palavras-chave:
Educação, Estudo comparativo, Políticas Públicas, InclusãoResumo
O presente artigo é fruto de experiências vivenciadas por duas autoras. Ambas atuam na área de inclusão de uma Secretaria Municipal de Educação no interior do estado do Rio de Janeiro- Brasil. Uma delas teve a oportunidade de participar de um programa financiado pela CAPES, no Canadá, cuja premissa era a apresentação de projetos de intervenção pedagógica com uma proposta de trabalho a ser desenvolvida na escola ou na rede de ensino de atuação. A outra está em estágio de pós doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Comunicação (UERJ). Ambas estão participando de ações do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI- UERJ). O estudo, em andamento, justifica-se tendo em vista que as práticas, que buscam ser inclusivas, desenvolvidas até o presente momento, na rede de ensino pública municipal, ainda tem encontrado muitas barreiras. O objetivo geral é obter dados primários acerca das ações inclusivas fora do Brasil onde há outros referenciais para confrontar as realidades experenciadas no município onde as autoras atuam. Nesse sentido, uma análise comparativa favorecerá um olhar ampliado sobre a realidade atual da inclusão no município e possibilitará a projeção de políticas públicas mais inclusivas. Espera - se encontrar resultados consistentes que possam vislumbrar melhores práticas para que as pessoas com deficiência tenham, de forma eficaz, garantido o seu direito constitucional à Educação.
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