BRASIL E CANADÁ:

Estudo comparativo de práticas educacionais inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82807

Palavras-chave:

Educação, Estudo comparativo, Políticas Públicas, Inclusão

Resumo

O presente artigo é fruto de experiências vivenciadas por duas autoras. Ambas atuam na área de inclusão de uma Secretaria Municipal de Educação no interior do estado do Rio de Janeiro- Brasil. Uma delas teve a oportunidade de participar de um programa financiado pela CAPES, no Canadá, cuja premissa era a apresentação de projetos de intervenção pedagógica com uma proposta de trabalho a ser desenvolvida na escola ou na rede de ensino de atuação. A outra está em estágio de pós doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Comunicação (UERJ). Ambas estão participando de ações do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI- UERJ). O estudo, em andamento, justifica-se tendo em vista que as práticas, que buscam ser inclusivas, desenvolvidas até o presente momento, na rede de ensino pública municipal, ainda tem encontrado muitas barreiras. O objetivo geral é obter dados primários acerca das ações inclusivas fora do Brasil onde há outros referenciais para confrontar as realidades experenciadas no município onde as autoras atuam. Nesse sentido, uma análise comparativa favorecerá um olhar ampliado sobre a realidade atual da inclusão no município e possibilitará a projeção de políticas públicas mais inclusivas. Espera - se encontrar resultados consistentes que possam vislumbrar melhores práticas para que as pessoas com deficiência tenham, de forma eficaz, garantido o seu direito constitucional à Educação.

Biografia do Autor

Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, UniDom Bosco do Rio de JaneiroAssociação Educacional Dom Bosco

Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Atualmente. Diretora de Inclusão na Secretaria Municipal de Educação - Resende – RJ. Professor titular da Associação Educacional Dom Bosco. http://lattes.cnpq.br/6848363478552360 ORCID ID: 0000-0001-7941-3585  

Patricia Cioffi, Gerente de Atendimento Educacional Especializado na Secretaria Municipal de Educação/ Resende – RJ

Patrícia Luciana Cioffi de Barros. Pós-graduada em Libras e Educação Especial pela Faculdade Única, em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela universidade Cândido Mendes e em Educação Especial pela Faculdade Maringá . Licenciada em letras português/ inglês pela FAFIMAN- Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. Professora de Educação Especial na Educação Básica da Rede regular de ensino público de Resende- RJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5106940966286019 . ORCID: //orcid.org/0009-0005-5834-9349.

Referências

ALBER, Rebecca 20 dicas para criar um ambiente de aprendizagem seguro, (2015). Disponível em https://www.edutopia.org/blog/20-tips-create-safe-learning-environment-rebecca-alber Acesso em 29/09/2023

A SALA DE AULA INCLUSIVA: Guia do participante. Programa de Desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica no Canadá. CAPES, 2023.

BARROS, Patrícia Luciana Cioffi de. Projeto de Estimulação Precoce de Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e/ou outras Storchs na perspectiva da Consultoria Colaborativa. Projeto apresentado à CAPES. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Prefeitura Municipal de Resende. História da Cidade. Disponível em: https://resende.rj.gov.br/historia. Acesso em: 08/ novembro/2023

IBGE. Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/resende.html. Acesso em 07 nov 2023.

IBGE. Organização do Território e estrutura Territorial 2022. Disponível em : https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15761-areas-dos-municipios.html#:~:text=O%20c%C3%A1lculo%20da%20%C3%A1rea%20territorial,foi%20de%208.510.345%2C540%20km%C2%B2. Acesso em: 09.nov.2023

LIB NEO, José C.; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).São Paulo: Cortez, 2017. E-book. ISBN 9788524926013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524926013/. Acesso em: 06 nov. 2023.

MAGRI, Carina. Estrutura e funcionamento do Ensino. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. E-book. ISBN 9788522123636. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522123636/. Acesso em: 06 nov. 2023.

OECD, Better Life Index. Canadá. Disponível em https://www.oecdbetterlifeindex.org› education-pt. Acesso em 22/11/2023

THEODORO, Ana Rosa dos Santos; DIAS, Thais Marcela da Silva. O Desafio das crianças com nanismo na escola regular: uma análise crítica sobre a inclusão. Monografia apresentada à Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Curso de Pedagogia. Resende, p.54. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Danelon, M. C. T. de M., & Luciana Cioffi de Barros, P. (2024). BRASIL E CANADÁ: : Estudo comparativo de práticas educacionais inclusivas . Periferia, 16(1), e82807. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82807

Edição

Seção

Dossiê