EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19:

uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75144

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação Física Escolar, Covid-19, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

Resumo

O presente estudo visou conhecer, por meio de uma revisão sistemática de literatura, o que foi publicado no Brasil acerca dos desafios e possibilidades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como principal ferramenta para o desenvolvimento do ensino da educação física escolar durante a pandemia da COVID-19. Foram realizadas buscas de artigos publicados no período de 2020 a 2022, nas plataformas Scielo e Lilacs. Selecionadas as produções, partiu-se para a análise e discussão de 18 artigos. Os resultados mostram que, dentre os desafios encontradas, os mais intensamente citados foram as dificuldades dos professores adaptarem suas metodologias de ensino com o suporte das TDICS, incluindo a forma de avaliar os alunos bem como a necessidade de formação continuada para aprender a utilizar os novos recursos tecnológicos.  Para os alunos, o maior desafio é o acesso aos equipamentos. No que diz respeito as possibilidades foram destacadas a criação de uma conexão entre a escola e o mundo fora dela, aumentando assim a motivação e prazer dos alunos com as aulas, além de ampliar, tanto para professores quanto para alunos, os conhecimentos e uso das TDICS. Conclui-se que o avanço tecnológico é uma realidade que precisa ser integrada, de forma mais efetiva, no cotidiano educacional. É necessário promover a formação de professores e alunos no uso das TDICs a fim de que elas possam de fato, melhorar o ensino.

 

 

Biografia do Autor

UALISSON CLEITON DE ARAÚJO CARVALHO, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciado em Educação Física, especialista em Psicopedagogia Educacional, Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades pela Univesidade Federal do Amazonas- UFAM, através do Programa de Ensino de Ciências e Humanidades. Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Esportes do Estado do Amazonas, além de experiências enquanto docente em Cursos de Graduação e especialização na área da Educação Física e Dança.


Fabiana Soares Fernandes Leal, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Psicologia com Doutorado também em Psicologia pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas, campus IEAA, localizado no município de Humaitá/AM, Brasil. Atua nos cursos de graduação e pós graduação nesse campus.

 

Referências

ARAÚJO, Angélica; LIMA, Josikleiton; LIMA, Theógenes; SILVA, Antônio; PEQUENO, Livia; FERNANDES, Bruna; SANTOS, Ramile; GOBBI, Alycia; NUNES, Marcília; JESUS, Raille; NUNES, Ana. Como os profissionais de educação física se reinventaram durante a pandemia do covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e04101321045, 2021.

BARBOSA, Kamila; DAMASCENO, Aline; ANTUNES, Scheila. Educação física e pandemia: o que dizem alguns estudos sobre o ensino remoto de educação física na educação básica? Caderno de Educação Física e Esporte. v. 20, e-27832, 2022

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Formação continuada para professores (2022). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/formacao. Acesso em: 17 out. 2022.

COELHO, Carolina; XAVIER, Fátima; & MARQUES, Adriane. Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: a participação dos alunos de ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.

FRANÇA, Filipi; GOMES, Luciana. Educação Física escolar em tempos de pandemia: O trabalho em uma escola com jogos e brincadeiras tradicionais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Ponto de Vista, v. 1, n. 10, p. 1-9, 2021.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa; GOMES, Luciane. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de covid-19. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 86-101, set./dez. 2020.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa; GOMES, Luciane; CANEVA, Christiane. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e012, 2021.

JESUS, Fabíola; FONSECA, Alenice; SOARES, Wellington. Dificuldades encontradas por professores de educação física na pandemia da covid-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, Edição Especial. v. 5, n. 5, Jul. 2022.

MACEDO, Laiz; NEVES, Luiz. Práticas de Educação Física na pandemia por covid-19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-5, 2021.

MADRID, Silvia; TAQUES, Marcelo; HONORATO, Ilma; GRANDO, Daiane. Educação Física na escola: o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 277, p. 1-8, 2021.

MAIA FILHO, Humberto; SANTIAGO, Leonéa; SANTOS, Maria; HOLANDA, Suyllane. O ensino remoto e as aulas de educação física durante a pandemia (SARSCOV-2): sentidos produzidos por estudantes de uma escola pública em Maceió- AL. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.1, p. 7007-7015 jan. 2022.

MATTOS, Samuel; GONÇALVES, Aline; FERNANDES, Marcela. Recomendações para o ensino da Educação Física escolar durante a pandemia covid-19: um protocolo de revisão. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e70101320812, 2021.

MIRAGEM, Antônio; ALMEIDA, Luciano. Potencialidades e limitações da educação física no ensino remoto: o efeito pandemia no componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 27, e27053, 2021.

NUNES, Cesar. A atuação do Profissional de Educação Física e as novas dinâmicas das atividades físicas escolares e extraescolares: lições do tempo da pandemia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v.12, n.3, p. 1602-1629, set./dez. 2020

PEDROSA, Gabriel; DIETZ, Karin. Prática de ensino de arte e educação física no contexto da pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). V., 2, n. 6, p. 103-112, 2020.

SANTOS, Any; ENGERS, Patrícia; SANTOS, Thais; BELLINAZO, Rafaela; ILHA, Phillipp. Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul durante a Pandemia da covid-19. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1300, 2021.

SILVA, Antonio; PEREIRA, Bryan; OLIVEIRA, Jorge; SURDI, Aguinaldo; ARAÚJO, Allyson. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020.

SILVA, Isabela; SILVA, Andressa. O impacto da pandemia covid-19 na educação física escolar: uma revisão integrativa da literatura. Revista Pensar a Prática. v.25, p. e66952, 2022.

SILVA, Juliana; FRANÇA, Tereza. A Educação Física no modelo remoto em face à pandemia da covid-19: reflexões de estudantes e professores sobre o ensino-aprendizagem. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 01- 21, 2021.

UNGHERI, Bruno; SILVA, Gabriel; FALCÃO, Denise; FERREIRA, Renato; SOARES, Everton. Educação física e covid-19: o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais. Revista Pensar a Prática. v.25, p. e68321, 2022.

VIEIRA, Douglas; COSTA, Louise; NEGRÃO, ngelo; SANTOS, Roseane. A perspectiva do professor de educação física para as aulas no contexto da pandemia de covid-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 11, n. 16, p. 46-66, jan. 2021.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

CARVALHO, U. C. D. A., & Fernandes Leal, F. S. (2024). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: : uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS). Periferia, 16(1), e75144. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75144

Edição

Seção

Artigos