O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS:

uma análise a partir do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76843

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Lei10.639/03, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O presente artigo teve por objetivo abordar as possibilidades de análise das questões raciais sob a lente do Materialismo Histórico-dialético (MHD) subsidiados por um recorte de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento.  Nela foi utilizada, como corpus de análise, uma tese e uma dissertação – fundamentadas pelo MHD como método de pesquisa e o referendando na discussão racial. As pesquisas que compõem o corpus, em análise, possuem a Lei 10.639/03 e a educação antirracista como objeto de estudo e visam investigar como tem sido executada a implementação da referida lei, a partir da gestão educacional brasileira, seus respectivos órgãos competentes e seus gestores, e a construção curricular, nas formas de documentos e ações. Os estudos, apesar de traçarem percursos metodológicos diferentes, concordam com a existência de muitas precariedades na formação de docentes para o ensino das relações étnico-raciais e, consequentemente, para a concretização de uma educação antirracista, reforçam a premissa de que o racismo estrutural e a divisão social em classes são as bases que alicerçam as dificuldades de sua implementação. Em contrapartida enquanto resultado do uso do MHD como método de pesquisa para discussão racial as análises ratificam a sua eficiência. 

Biografia do Autor

Diego Maradona da Hora Mendes

Mestre em Ensino e Relações Étnicos-Raciais - UFSB, Especialista em Literatura e Linguagens : O Texto Infanto-Juvenil (UNEB), Graduação em  Letras Vernáculas UNEB. Professor da Educação Básica do Estado da Bahia. Integra o GP Discurso Pedagógico - IFSul. Doutrando em Educação -IFSul- Pelotas.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-Araraquara), Mestre em Economia (UFPE), licenciada em Pedagogia (UFMA). Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem desigualdade racial e de gênero, minorias sociais, Educação Popular, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atua como docente permanente do PPG Educação e Tecnologia e como docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Coordena a área da computação PIBID - IFSUL - campus Pelotas. Integra o Banco de Avaliadores do INEP. Integra a Rede Gaucha de Estudos e Pesquisa sobre Educação Profissional e Tecnológica. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em computação e como Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Mendes, D. M. da H., & Rostas, M. H. S. G. (2024). O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS: : uma análise a partir do estado do conhecimento. Periferia, 16(1), e76843. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76843

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Artigos