O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS:
uma análise a partir do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76843Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Lei10.639/03, Materialismo histórico-dialéticoResumo
O presente artigo teve por objetivo abordar as possibilidades de análise das questões raciais sob a lente do Materialismo Histórico-dialético (MHD) subsidiados por um recorte de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Nela foi utilizada, como corpus de análise, uma tese e uma dissertação – fundamentadas pelo MHD como método de pesquisa e o referendando na discussão racial. As pesquisas que compõem o corpus, em análise, possuem a Lei 10.639/03 e a educação antirracista como objeto de estudo e visam investigar como tem sido executada a implementação da referida lei, a partir da gestão educacional brasileira, seus respectivos órgãos competentes e seus gestores, e a construção curricular, nas formas de documentos e ações. Os estudos, apesar de traçarem percursos metodológicos diferentes, concordam com a existência de muitas precariedades na formação de docentes para o ensino das relações étnico-raciais e, consequentemente, para a concretização de uma educação antirracista, reforçam a premissa de que o racismo estrutural e a divisão social em classes são as bases que alicerçam as dificuldades de sua implementação. Em contrapartida enquanto resultado do uso do MHD como método de pesquisa para discussão racial as análises ratificam a sua eficiência.
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