CONSTRUINDO PONTES EM VEZ DE MUROS
explorando as experiências de duplo engajamento religioso
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86218Palavras-chave:
Ancestralidade africana, Complementaridade, Duplo engajamento religiosoResumo
Este estudo procura contribuir no processo de construção de relações inter-religiosas pacíficas. Para tal, o estudo descreve e analisa como as pessoas, no distrito de Mandlakazi, sul de Moçambique, articulam o cristianismo e a religião ancestral africana, para verificar que possíveis lições sobre a convivência inter-religiosa esta prática oferece. O estudo resulta de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram recolhidos através da observação participante e entrevistas semiestruturadas e interpretados a partir de uma perspectiva interdisciplinar que articula a antropologia, a teoria decolonial e a teologia. Os dados indicam que, ao contrário do discurso oficial protestante e neopentecostal que encara o duplo engajamento religioso como um mal a ser combatido, na sua vida quotidiana, as pessoas engajam duplas práticas religiosas, seja de forma aberta ou dissimulada, porque consideram que, embora distintas, ambas complementam-se na busca do seu bem-estar. A partir desta constatação, o estudo destaca a complementaridade religiosa como um modelo fecundo tanto para a transformação social, uma vez que ajuda a moldar atitudes e comportamentos de colaboração e respeito mútuo entre as religiões e seus praticantes, como em termos teóricos, pois permite-nos prestar atenção à forma pela qual as pessoas, enquanto agentes activos, mobilizam e negoceiam as religiões de acordo com a sua agência.
Referências
ARIARAJAH, S. Wesley. Intercultural hermeneutics — a promise for the future? Exchange, Brill Academic Publisher, Leiden, v. 34, n. 2, p. 89-101, 2005. Disponível em: www.brill.nl. Acesso em: 3 dez. 2024.
ARAÚJO, G. A.; SOUSA, E. R. Por uma literatura infantil e juvenil mais afrocêntrica. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 22, p. 188-204, 2020.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CASTIANO, José P. Referenciais da Filosofia Africana: Em busca da Intersubjectivação. Maputo: Ndjira, 2010.
CAVALLO, G. Curar o passado: mulheres, espíritos e “caminhos fechados” nas igrejas Zione em Maputo, Moçambique. Tese (Doutoramento em Antropologia) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.
CHITLANGO, Andre Jonas. Ntumbuluko and Christian Faith: An Evangelical Perspective on Some Aspects of a Tsonga World View and the Implication for Christian Mission in Southern Mozambique. Tese (Doutoramento em Teologia) – School of Theology, University of Natal, Pietermaritzburg, 2004.
CHIZIANE, Paulina; MARTINS, Mariana. Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento. Maputo: Matiko Editora, 2015.
CLARK, Jawanza Eric. Indigenous Black Theology: Toward an African-Centered Theology of the African American Religious Experience. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
CUAHELA, Ambrósio. Autoridade Tradicional. Brochura 1, Ministério da Administração Estatal, Maputo, 1996.
DOUGLAS, Mary. Purity and Danger: An analysis of the concepts of pollution and taboo. London: Routledge, 2002.
DUPUIS, Jacques. O diálogo inter-religioso numa sociedade pluralista. Didaskalia, v. 32, n. 1, p. 69-81, 2002.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Colección Sur Sur, 2005, p. 24-32.
FIOROTTI, S. A Igreja Universal e o espírito de palhota: análise dos discursos “religiosos” e “políticos” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no sul de Moçambique. Tese (Doutoramento em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
FRY, P. O espírito santo contra o feitiço e os espíritos revoltados: “civilização” e “tradição” em Moçambique. Revista Mana, v. 6, p. 65-95, 2000.
GYEKYE, Kwame. Person and Community in African Thought. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P. J. (eds.). The African Philosophy Reader. Trad. T. A. de Araújo Faria. New York: Routledge, 2002, p. 297-312.
GYEKYE, Kwame. Tradition and Modernity: Philosophical Reflections on the African Experience. Oxford: Oxford University Press, 1997.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. The transmission and Formation of Socioreligious Identities in Modernity: An analytical Essay on the trajectories. International Sociology, v. 13, n. 2(3), p. 213-228, June, 1988.
HICK, John. What does the Bible really say? 2005. Disponível em: http://www.johnhick.org.uk/jsite/index.php/articles-by-john-hick/5-what-does-the-bible-really-say. Acesso em: 3 dez. 2024.
HONWANA, A. M. Espíritos Vivos, Tradições Modernas: Possessão de Espíritos Reintegração Social Pós-Guerra no Sul de Moçambique. Maputo: Promedia, 2002.
JACKSON, M. Lifeworlds: Essays in Existential Anthropology. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2013.
JUNOD, Henri A. Usos e Costumes dos Bantu. Tomo 1 e 2. Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 1996.
KAPLAN, Benjamin J. Divided by Faith: Religious Conflict and the Practice of Toleration in Early Modern Europe.London: The Belknap Press of Harvard University Press, 2007.
KNITTER, Paul F. Religious Pluralism in Theological Education. ATR, v. 4, p. 418-437, 1992.
KUNG, Hans. Projeto de Ética Mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 1993.
LANGA, Adriano. Questões Cristãs à Religião Tradicional Africana. 2. ed. Braga: Editorial Franciscana, 1992.
MACAGNO, Lorenzo. Lendo Marx “pela segunda vez”: experiência colonial e a construção da nação em Moçambique. In: CENTRO DE PESQUISA DE HISTÓRIA
DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL. Samora Machel: Na memória do povo, discursos. v. 1. Maputo: CPHLLN, 2011, p. 217-226.
MARIANO, Ricardo. Guerra espiritual: O protagonismo do diabo nos cultos neopentecostais. Debates do NER, Porto Alegre, v. 4, n. 4, p. 21-34, 2003.
MARTINEZ, Francisco Lerma. Religiões Africanas Hoje: Introdução ao Estudo das Religiões Tradicionais em Moçambique. Maputo: Paulinas, 2009.
MBITI, John. O mal no pensamento africano. Revista Portuguesa de Filosofia, v. 57, p. 847-858, 2001.
MCINTOSH, Janet. The Edge of Islam: Power, Personhood, and Ethnoreligious Boundaries on the Kenya Coast. Durham and London: Duke University Press, 2009.
MENESES, Maria Paula G. «Quando não há problemas, estamos de boa saúde, sem azar nem nada»: para uma concepção emancipatória da saúde e das medicinas. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; SILVA, T. C. E. (orgs.). Moçambique e a Reinvenção da Emancipação Social. Maputo: Centro de Formação Jurídica e Judiciária, 2004, p. 77-144.
MENESES, Maria Paula G. Poderes, direitos e cidadania: O ‘retorno’ das autoridades tradicionais em Moçambique. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 87, p. 9-42, 2009.
NGOENHA, Severino E. O Retorno do Bom Selvagem: Uma Perspectiva Filosófico-Africana do Problema Ecológico.Porto: Ed. Salesianas, 1994.
NGOENHA, Severino E. Ubuntu: Novo modelo de Justiça Global? In: NGOENHA, Severino E.; CASTIANO, José P. Pensamento Engajado: Ensaios sobre Filosofia Africana, Educação e Cultura Política. Maputo: Educar, 2011, p. 63-74.
NOGUEIRA, Vera Maria R. Bem-estar social ou qualidade de vida: a reconstrução de um conceito. Semina: Ciências Humanas e Sociais, Londrina, v. 23, n. 1, p. 107-122, 2002.
PALMER, Timothy. Jesus Christ: Our Ancestor? Africa Journal of Evangelical Theology, v. 27, p. 65-76, 2008.
PANIKKAR, Raimon. The Pluralism of Truth. World Faiths Insight, v. 26, p. 7-16, 1990.
PHAN, Peter C. Multiple Religious Belonging: Opportunities and Challenges for Theology and Church. Theological Studies, v. 64, p. 495-519, 2003.
PIERIS, Aloysius. An Asian Theology of Liberation. New York: Orbis Books, 1988.
PIERIS, Aloysius. Christ beyond dogma: Doing Christology in the context of the Religions and the Poor. Louvain Studies, v. 25, p. 187-231, 2000.
PREMAWARDHANA, Devaka. Continuities of Change: Conversion and Convertibility in Northern Mozambique. Tese (Doutoramento em Antropologia) – Harvard University, 2014.
PREMAWARDHANA, Devaka. Spirit(s) in Motion: Pentecostalism, and Everyday Life. Equinox Publishing Ltd., p. 37-53, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1558/ptcs.34762. Acesso em: 3 dez. 2024.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 73-118.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Filosofia Pagã Antiga. v. 1, São Paulo: Paulus, 2003.
ROBBINS, Joel. Pluralismo religioso e pluralismo de valores. Debates do NER, Porto Alegre, ano 15, n. 26, p. 15-41, jul./dez., 2014.
ROBBINS, Joel. World Christianity and the Reorganization of the Disciplines: On the Emerging Dialogue between Anthropology and Theology. In: LEMONS, Derrick J. (ed.). Theologically Engaged Anthropology. New York: Oxford University Press, 2018, p. 226-243.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fim do Império Cognitivo: A Afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
SENGULANE, Dinis Salomão. Vitória sem Vencidos. Maputo, 1994.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TIVANE, Fernando Félix. A etnografia da “batalha” contra a tradição, a feitiçaria e os espíritos dos ancestrais entre os evangélicos de Maputo. Tese (Doutoramento) – Universidade Federal de São Carlos, 2022.
TURNER, Victor. Floresta de Símbolos: Aspectos do Ritual Ndembu. Rio de Janeiro: EdUFF, 2005.
USTORF, Werner. The Cultural Origins of “Intercultural Theology.” Mission Studies, Brill Academic Publisher, Leiden, v. 25, p. 229-251, 2008. Disponível em: www.brill.nl/mist. Acesso em: 3 dez. 2024.
VAN DE KAMP, Linda. Pentecostalismo brasileiro em Moçambique: Produção de conhecimento espiritual e cultural em um espaço transnacional. Revista Sociedade e Estado, v. 30, n. 2, p. 389-414, 2015.
VAN DER VEER, Peter. Syncretism, multiculturalism and the discourse of tolerance. In: STEWART, Charles; SHAW, Rosalind (eds.). Syncretism/Anti-syncretism: The Politics of Religion Synthesis. New York: Routledge, 1994.
WEST, Harry G. Kupilikula: O Poder e o Invisível em Mueda, Moçambique. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2009.
WITTE, Marleen de. Neo-traditional Religions. In: BONGMBA, Elias Kifon (ed.). The Wiley-Blackwell Companion to African Religions. UK: Blackwell Publishing, 2012, p. 174-183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).