TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80683

Palavras-chave:

Direção Escolar, Eleição de Diretor Escolar, Escolha Democrática da Direção, Gestão Democrática da Escola

Resumo

O artigo apresenta revisão da literatura sobre a escolha de diretores escolares no Brasil. Toma-se como objeto de análise 1.238 produções científicas sobre “Eleição Escolar” e sobre “Gestão Escolar”, catalogadas em cinco repositórios de relevo para a área de educação. O objetivo foi identificar principais tendências da produção científica acerca da escolha de diretores escolares. De 1.238 produções, 108 delas tratavam da escolha de diretor escolar em instituições públicas de Educação Básica e, a partir de seu conteúdo, foi possível perceber sete categorias, são elas as que tratam de: 1) relação entre processo de escolha de diretores escolares e de democratização da gestão escolar; 2) estratégias de provimento para o cargo de diretor escolar; 3) tensões entre autonomia escolar e gestão governamental; 4) escolha de diretores escolares como prática democrática em oposição ao gerencialismo; 5) legalidade dos processos de escolha de diretores escolares; 6) distorções e manipulações nos processos de escolha de diretores escolares; e 7) outros temas diversos. Conclui-se que a maior parte da produção científica analisada (71%) trata da relação entre gestão democrática e o processo de escolha de diretores escolares, bem como das estratégias de provimento do cargo de diretor escolar, o que configura uma forte tendência do debate sobre o tema.

Biografia do Autor

Marcelo Ramos dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como professor de Geografia na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ. É membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). 

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

[1] Doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), com estágio de pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente como professor associado IV de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e de diversos cursos de licenciatura. É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade (ISSN 2526-2319), Qualis A4; é membro pesquisador da Rede Universitas-BR; é membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).

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Publicado

24.05.2024

Como Citar

Santos, M. R. dos, & Souza, J. dos S. (2024). TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL. Periferia, 16(1), e80693. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80683

Edição

Seção

Artigos