TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80683Palavras-chave:
Direção Escolar, Eleição de Diretor Escolar, Escolha Democrática da Direção, Gestão Democrática da EscolaResumo
O artigo apresenta revisão da literatura sobre a escolha de diretores escolares no Brasil. Toma-se como objeto de análise 1.238 produções científicas sobre “Eleição Escolar” e sobre “Gestão Escolar”, catalogadas em cinco repositórios de relevo para a área de educação. O objetivo foi identificar principais tendências da produção científica acerca da escolha de diretores escolares. De 1.238 produções, 108 delas tratavam da escolha de diretor escolar em instituições públicas de Educação Básica e, a partir de seu conteúdo, foi possível perceber sete categorias, são elas as que tratam de: 1) relação entre processo de escolha de diretores escolares e de democratização da gestão escolar; 2) estratégias de provimento para o cargo de diretor escolar; 3) tensões entre autonomia escolar e gestão governamental; 4) escolha de diretores escolares como prática democrática em oposição ao gerencialismo; 5) legalidade dos processos de escolha de diretores escolares; 6) distorções e manipulações nos processos de escolha de diretores escolares; e 7) outros temas diversos. Conclui-se que a maior parte da produção científica analisada (71%) trata da relação entre gestão democrática e o processo de escolha de diretores escolares, bem como das estratégias de provimento do cargo de diretor escolar, o que configura uma forte tendência do debate sobre o tema.
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