ESCOLA SEM PARTIDO, HOMESCHOOLING E O PROGRAMA ESCOLA CÍVICO- MILITAR

em exame com contribuições de Poulantzas e Mészáros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79605

Palavras-chave:

Escola sem partido; , Homeschooling; , Programa escola cívico-militares; , Correlação de forças Para além do capital

Resumo

Este texto examina três Programas propostos e defendidos pelo governo de Jair Messias Bolsonaro: Escola sem Partido (ESP), Homeschooling e o Programa Escola Cívico-Militares (PECIM), forças sociais que os apoiam ou rejeitam e lhe fazem resistências nas disputas por educação, no contexto dos últimos anos, pós o golpe de 2016. Teoricamente o estudo orienta-se pelo método da economia política. Apoia-se em contribuições de István Mészáros e Nicos Poulantzas, considerando deste autor a categoria correlação de forças. O objetivo é tecer reflexões e realizar apontamentos que colaborem para o esclarecimento dos desafios que as classes populares têm pela frente, na defesa dos interesses dos trabalhadores. Neste sentido, retomam-se as reflexões de István Mészáros, com a sua conferência Educação para Além do Capital, onde já sinalizava o caráter incorrigível do modo de produção capitalista e a necessidade de sua superação.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Licenciada em História pela Universidade de Coimbra, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora do mestrado e doutorado do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Educação e Políticas Educacionais/CNPq- Orcid- 0000-0002-8511-2313, e-mail: maria.pereira@utp.br

Izaias Costa Filho, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Educação pela UTP. Docente Instituto Federal do Paraná. Vice-Lider do grupo TEPE/UTP.Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, vice coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Educação Políticas Educacionais/CNPq, é docente do Instituto Federal dORCID: https://orcid.org/0000-0001-6559-9868, e-mail: izaias.filho@ifpr.edu.br 

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Rodrigues Pereira, M. de F., & Costa Filho, I. (2024). ESCOLA SEM PARTIDO, HOMESCHOOLING E O PROGRAMA ESCOLA CÍVICO- MILITAR: em exame com contribuições de Poulantzas e Mészáros. Periferia, 16(1), e79605. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79605

Edição

Seção

Artigos