EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Percepções sobre a atuação no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77926Palavras-chave:
Identidade Profissional, Formação Profissional, Campo Educacional, Omnilateralidade, ColetividadeResumo
No contexto educacional, as ações desenvolvidas multiprofissionalmente são reconhecidas como pedagógicas tanto por aqueles que as desenvolvem, quanto pela comunidade escolar. O presente artigo demonstra os dados obtidos através de pesquisa qualitativa baseada em Silva (2005) e Minayo (1999), com o objetivo de compreender sobre a atuação e percepções em relação ao desenvolvimento do trabalho multiprofissional. O referido estudo foi de campo, a partir de Lakatos e Marconi (2001), e teve como método de coleta de dados a utilização de questionário semiestruturado. A aplicação do questionário ocorreu no ano de 2022, 6 (seis) profissionais participaram da pesquisa e descreveram a respeito de sua atuação. A análise dos dados coletados foi conduzida a partir dos critérios estabelecidos nos estudos de Bourdieu (1930-2002), Dubar (1945-2015), entre outros, considerando as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional do campus Araquari. Os resultados elencados demonstram o perfil profissional da equipe multiprofissional, o envolvimento da equipe no cotidiano profissional, além da proatividade e parceria, destaca-se a necessidade do rompimento com questões limitantes oriundas da própria profissão, pois no desenvolvimento de funções, no campo educacional, os profissionais possuem suas representações orientadas por seus movimentos neste campo. Além disso, reafirma-se a importância do referido trabalho no campo educacional, destaca-se a importância da criação de uma política na própria rede de Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos/as profissionais. Ademais, elenca-se a necessidade de criação de uma política na rede de educação básica com a previsão de profissionais que possam atuar em equipe multiprofissional, visando a qualificação para a formação humana.
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