EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Percepções sobre a atuação no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77926

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Formação Profissional, Campo Educacional, Omnilateralidade, Coletividade

Resumo

No contexto educacional, as ações desenvolvidas multiprofissionalmente são reconhecidas como pedagógicas tanto por aqueles que as desenvolvem, quanto pela comunidade escolar. O presente artigo demonstra os dados obtidos através de pesquisa qualitativa baseada em Silva (2005) e Minayo (1999), com o objetivo de compreender sobre a atuação e percepções em relação ao desenvolvimento do trabalho multiprofissional. O referido estudo foi de campo, a partir de Lakatos e Marconi (2001), e teve como método de coleta de dados a utilização de questionário semiestruturado. A aplicação do questionário ocorreu no ano de 2022, 6 (seis) profissionais participaram da pesquisa e descreveram a respeito de sua atuação. A análise dos dados coletados foi conduzida a partir dos critérios estabelecidos nos estudos de Bourdieu (1930-2002), Dubar (1945-2015), entre outros, considerando as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional do campus Araquari. Os resultados elencados demonstram o perfil profissional da equipe multiprofissional, o envolvimento da equipe no cotidiano profissional, além da proatividade e parceria, destaca-se a necessidade do rompimento com questões limitantes oriundas da própria profissão, pois no desenvolvimento de funções, no campo educacional, os profissionais possuem suas representações orientadas por seus movimentos neste campo. Além disso, reafirma-se a importância do referido trabalho no campo educacional, destaca-se a importância da criação de uma política na própria rede de Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos/as profissionais. Ademais, elenca-se a necessidade de criação de uma política na rede de educação básica com a previsão de profissionais que possam atuar em equipe multiprofissional, visando a qualificação para a formação humana.  

 

Biografia do Autor

Priscila Carvalho Monteiro, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação pelo Instituto Federal Catarinense. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Planalto Catarinense (2014). Tem especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2016) e experiência na área de Serviço Social, Serviço Social na Educação, com ênfase em Serviço Social, Política de Assistência Estudantil, sendo que atualmente desenvolve seu trabalho como Assistente Social no Instituto Federal Catarinense.

Marilândes Mol Ribeiro de Melo, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina, com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação (2014). Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: fenômenos sociais que possam ser analisados e compreendidos tanto da perspectiva histórica, quanto sociológica da Educação tais como socialização profissional, intelectuais e projetos educacionais, instituições de pesquisa, formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC). Participa também de estudos sobre o intelectual Pierre Bourdieu desenvolvidos pelo LAPSB/GPEFESC na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIOLÓGICAS PIERRE BOURDIEU (LAPSB). Atualmente é professora no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, atuando nos cursos de Licenciatura e coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes, Fazeres e Discursos da Docência. Atua como professora no Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação - Mestrado - do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. "Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado".Estudos avançados, São Paulo, v. 27, p. 133-144, 2013.

BOURDIEU, Pierre. "O capital social – notas provisórias". In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Orgs. NOGUEIRA, Maria Alice, CATANI, Afrânio. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

CIAVATTA, Maria. "O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?" Revista Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 187-205, jan.-abr. 2014.

COUTO, Gabriela Albanás. Eu tenho muito orgulho de onde a gente chegou: um estudo da trajetória de uma família de catadores de materiais recicláveis em Santa Catarina a partir de diferentes perspectivas geracionais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

CROCHÍK, José Leon. "Notas sobre trabalho e sacrifício". Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 61-73, 2003.

DINIZ, Paulo de Matos Ferreira. Tudo Sobre a Reforma Administrativa e as Mudanças Constitucionais. Brasília: Brasília Jurídica, v. 4, 1998.

DUBAR, Claude. "A Construção de si pela atividade de trabalho: A Socialização Profissional". Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 351-367, maio-ago. 2012.

FERIOTTI, Maria de Lourdes. "Equipe Multiprofissional, Transdisciplinaridade e Saúde: desafios do nosso tempo". Vínculo – Revista do NESME, v. 6, n. 2, p. 179-193, jul.-dez. 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia Do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio. "Educação Politécnica". In: CALDART, Roseli Salete et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

GUIMARÃES FILHO, João Rodrigues. A estabilidade do servidor público concorre para a manutenção do interesse público e eficiência na administração pública. Monografia (Especialização) - Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, Brasília, DF, 2004.

KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MAAR, Wolfgang Leo. "A Dialética da Centralidade do Trabalho". Ciência e Cultura, São Paulo, v. 58, p. 26-28, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MIRANDA, Tereza Lopes; SCHIMANSKI, Edina. "Relações de gênero: algumas considerações conceituais". In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. "Ensino médio no Brasil: determinações históricas". Publicação UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 15, n. 1, 2007.

PINTASSILGO, Joaquim António de Souza. História da formação de professores. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2011.

POPKEWITZ, Thomas. "Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial". In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1997.

SARNOSKI, Eliamara Aparecida. Afetividade no Processo Ensino-Aprendizagem. Rei Revista De Educação Do Ideau, v. 9, n. 20, jul.-dez., Caxias do Sul, 2014. Disponível em: <http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/223_1.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2022.

SHIROMA, Eneida Oto. O eufemismo da profissionalização. In: MORAES, Maria Célia Marcondes de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimentos e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da. Identidade profissional dos professores da educação profissional técnica de nível médio no Brasil e em Santa Catarina: desafios para a sua formação. 2014. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

Downloads

Publicado

24.05.2024

Como Citar

Monteiro, P. C., & de Melo, M. M. R. (2024). EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: Percepções sobre a atuação no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Periferia, 16(1), e77926. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77926

Edição

Seção

Artigos