PRODUÇÃO CURRICULAR COM AS CRIANÇAS - BILHETES, “WHATSAPP DE PAPEL” E AS VIVÊNCIAS COM A ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83213

Palavras-chave:

Alfabetização, Criança, Currículo, Processo discursivo

Resumo

Uma criança perguntou à professora o que seria um bilhete e teve a sua pergunta respondida por outra criança: “bilhete é como se fosse um whatsapp de papel”. Assim aconteceu na turma 21 o “WhatsApp de papel”, uma forma particular de interação e prática de escrita diária que os acompanhou em sala de aula. Para pensar os processos educativos e curriculares das infâncias e seus atravessamentos culturais, parto dessa experiência curricular – a troca de bilhetes (entre crianças e destas com as professoras), entendendo tal movimento como estratégia das próprias crianças de manutenção no presencial do uso que faziam dos chats nas aulas online. Para dialogar e desdobrar esta vivência, me apoio na perspectiva discursiva da alfabetização (GOULART; SANTOS, 2017; GOULART,2019; SMOLKA,2012) e da produção curricular (LOPES; MACEDO, 2011), assumindo ambos os processos como textos em movimento, inacabados, numa relação em abertura (DERRIDA, 1971) com a significação. Sendo assim, atravessada e mobilizada por sentidos inesperados e inventivos, este artigo é fruto de reflexões, experiências e investimentos teórico-metodológicos feitos em diálogo com os campos do currículo e alfabetização com a premissa que somos todos sujeitos da linguagem (crianças e professoras). Reflexões estas que têm me levado à aposta que a maneira como se lida com o currículo em sala precisa levar em consideração o entendimento acerca da aprendizagem da leitura e da escrita por parte da criança e da sua relação com os adultos, com seus pares e com o mundo à sua volta.

Biografia do Autor

Bonnie Axer, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira ( Cap-UERJ)

Professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/UERJ). Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Integrante dos grupos de pesquisa: Currículo, formação e educação em direitos humanos, do(a) (Proped-UERJ) e Questão de Escola: diferença, desconstrução e intersubjetividade (Cap-UFRJ).

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

Axer, B. (2024). PRODUÇÃO CURRICULAR COM AS CRIANÇAS - BILHETES, “WHATSAPP DE PAPEL” E AS VIVÊNCIAS COM A ESCRITA . Periferia, 16(1), e83213. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83213

Edição

Seção

Dossiê