PRODUÇÃO CURRICULAR COM AS CRIANÇAS - BILHETES, “WHATSAPP DE PAPEL” E AS VIVÊNCIAS COM A ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83213Palavras-chave:
Alfabetização, Criança, Currículo, Processo discursivoResumo
Uma criança perguntou à professora o que seria um bilhete e teve a sua pergunta respondida por outra criança: “bilhete é como se fosse um whatsapp de papel”. Assim aconteceu na turma 21 o “WhatsApp de papel”, uma forma particular de interação e prática de escrita diária que os acompanhou em sala de aula. Para pensar os processos educativos e curriculares das infâncias e seus atravessamentos culturais, parto dessa experiência curricular – a troca de bilhetes (entre crianças e destas com as professoras), entendendo tal movimento como estratégia das próprias crianças de manutenção no presencial do uso que faziam dos chats nas aulas online. Para dialogar e desdobrar esta vivência, me apoio na perspectiva discursiva da alfabetização (GOULART; SANTOS, 2017; GOULART,2019; SMOLKA,2012) e da produção curricular (LOPES; MACEDO, 2011), assumindo ambos os processos como textos em movimento, inacabados, numa relação em abertura (DERRIDA, 1971) com a significação. Sendo assim, atravessada e mobilizada por sentidos inesperados e inventivos, este artigo é fruto de reflexões, experiências e investimentos teórico-metodológicos feitos em diálogo com os campos do currículo e alfabetização com a premissa que somos todos sujeitos da linguagem (crianças e professoras). Reflexões estas que têm me levado à aposta que a maneira como se lida com o currículo em sala precisa levar em consideração o entendimento acerca da aprendizagem da leitura e da escrita por parte da criança e da sua relação com os adultos, com seus pares e com o mundo à sua volta.
Referências
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DERRIDA, Jacques. Palavra acolhimento. Trad. Fabio Landa. In: Adeus a Emmanuel Levinas. 1ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45ª edição. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 2003.
FREIREb, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. 14ª edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001.
GOULART, Cecília. M. A. Para início da conversa sobre os processos de alfabetização e de pesquisa. In: GOULART, Cecília; GARCIA, Inez; CORAIS, Maria Cristina. (orgs.). Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. 1ªedição. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019.p.13-46.
GOULART, Cecília; SANTOS, Andréa P. Estudos do discurso como referência para processos de alfabetização em perspectiva discursiva. In: GOULART, Cecília. A et al. A Alfabetização como processo discursivo. 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. 1ªedição. São Paulo: Cortez, 2017.p.99-112.
GOULART, Cecília; WILSON, Victoria. Aprender a escrita, aprender com a escrita(orgs.). 1ªedição. São Paulo: Summus, 2013.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes. Teorias do currículo. 1ªedição. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth. O Currículo no Portão da Escola. In.: MACEDO, Elizabeth; RANNIERY, Thiago. (orgs). Currículo, sexualidade e ação docente. 1ª edição. Petrópolis: DP Et alli, 2017.p.17-44.
PIRES, Vera Lúcia. Dialogismo e alteridade ou a teoria da enunciação em Bakhtin. Organon, Porto Alegre, v. 16, 20102.
RIBEIRO, Natalia. P.; JESUS, Erika; CORAIS, Maria Cristina; SOUZA, Marta. Não! A gente quer que você escreva no papel! Você ajuda a gente a fazer isso??: O processo de aprender a escrita com a própria escrita. In: In: GOULART,
Cecília; GARCIA, Inez; CORAIS, Maria Cristina. (orgs.). Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. 1ªedição. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019.p.89-110.
SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13ª edição. São Paulo, Cortez, 2012.
SOARES, MAGDA. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação em Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).