A ASL
um recurso motivacional em aulas de inglês para estudantes surdas e surdos
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86159Palavras-chave:
Estudantes Surdos, Língua Inglesa, ASL, Estudos do LetramentoResumo
O ensino de inglês para estudantes surdas/os brasileiras/os enfrenta desafios específicos, pois o inglês é a sua terceira língua, seguido do português e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2/L1 respectivamente. As aulas tradicionais de inglês enfatizam a produção e a compreensão orais; dessa forma, orientações personalizadas, que abordem as necessidades linguísticas específicas para discentes surdas/os, carecem nos documentos educacionais nacionais. Este estudo destaca a importância dos Novos Estudos do Letramento, defendidos por Street (1984, 2000) e Barton et al. (2000), que enfatizam práticas de letramento em diversos contextos sociais e culturais, cruciais para atender às necessidades linguístico-comunicativas de grupos minoritários/minorizados. A incorporação da Língua de Sinais poderia aumentar a motivação de alunas/os surdas/os para adquirirem o inglês como L3, através da aprendizagem visual, transferência de língua, conexão cultural, aprendizagem multimodal e envolvimento discente. Wauters e Knoors (2008) descobriram que a integração da língua de sinais no ensino de inglês melhorou a compreensão, a aquisição de vocabulário e as habilidades linguísticas gerais de alunas/os surdas/os. Nossa pesquisa explora se a Língua de Sinais Americana (ASL) poderia servir como um recurso motivacional para essas/es alunas/os. O estudo envolveu a observação de seis aulas em duas turmas de uma escola regular inclusiva com discentes surdas/os, coleta de respostas a questionários e análise de sequências discursivas fornecidas em entrevistas. Após uma intervenção no laboratório de línguas da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foram ministradas aulas de inglês em Libras, entrevistas revelaram que a combinação de Libras, ASL e inglês aumentou significativamente o interesse e a motivação discente para aprender inglês.
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