v. 17 n. 1 (2025): Periferia

					Visualizar v. 17 n. 1 (2025): Periferia
Publicado: 10.01.2025

Artigos

  • O PENSAMENTO COMPUTACIONAL SOB O OLHAR DA FILOSOFIA DA TECNOLOGIA: análise de teses e dissertações no Brasil em educação

    Ailson da Silva Machado, Adolfo Ramos Lamar
    e83778
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83778
  • “ABRAM AS PORTAS PARA O CINEMA POPULAR”: Experiências Cinematográficas em Imperatriz - MA

    Rodrigo José Rodrigues Maciel, Eduardo Oliveira Melo, Kátia Carvalho da Silva Rocha
    e83814
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83814
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): distanciamento e aproximações

    Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, Fabrícia Sônego
    e83841
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83841
  • O Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica

    Zuleick de Almeida Lima, Cláudia Lucia Cláudia Lúcia Landgraf Valério, Marcos Aparecido Pereira
    e83896
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896
  • “DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS”: para onde segue o egresso do curso de Educação do Campo da UFPA – Campus de Abaetetuba?

    Ana Paula da Cunha Gonçalves, Deusa Maria de Sousa, Marcos Marques Formigosa
    e84099
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84099
  • INTEGRAÇÃO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO: uma abordagem de pesquisa-ação

    Imara Queiroz Bispo, Walter Fonseca Pinto Júnior
    e84135
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84135
  • A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS SOCIAIS ENTRE O FANDOM DA SAGA STAR WARS: um estudo do Conselho Jedi Divinópolis - MG

    Carlos Renan Samuel Sanchotene, Cássia Xavier Pereira
    e84308
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84308
  • (RE)EXISTÊNCIAS CINECLUBISTAS: cineclubismo e produção de subjetividades insurgentes

    Adriana Carneiro de Souza, Beatriz Akemi Takeiti, Ana Paula Alves Ribeiro
    e84354
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84354
  • REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA: O que se mostra sobre evasão na Educação de Jovens e Adultos?

    Carine Silva Lacerda, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Vitor Garcia Stoll
    e84449
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84449
  • ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM USO DA REALIDADE AUMENTADA

    Paulo Vitor da Silva Santiago, Francisco Cleuton de Araújo, Wyanna Mara Costa Dantas
    e84606
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84606
  • OS (DES)CAMINHOS DO “DESENVOLVIMENTO” E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO DE JURUTI-PA

    RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO, ANSELMO ALENCAR COLARES
    e84711
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84711
  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: um levantamento com estudantes e egressos de uma universidade pública brasileira

    Bárbara Souza Lana Pereira, Flavio Del Nero, Henrique Geraldo Rodrigues
    e84841
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84841
  • A CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: origens, desdobramentos e desafios

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, André Dioney Fonseca
    e85357
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.85357
  • INTERAÇÃO DIALÓGICA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO: uma análise no Instituto Federal de Santa Catarina

    Douglas Paulesky Juliani, Grasiela Lucia de Pinho
    e86658
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86658
  • AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Claudinéia Peres Bertaglia, Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Paulo Alexandre Filho
    e87057
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87057
  • PRESENÇA DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR: concepções de estudantes do Instituto de Formação de Educadores

    Felipe Fabricio Genuino Sampaio, Francione Charapa Alves
    e87685
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87685
  • INGRESSAR NA CARREIRA DOCENTE E OS DESAFIOS DE TORNAR-SE PROFESSOR ALFABETIZADOR

    Livia Nayara Silva Santos, Edith Maria Batista Ferreira
    e87686
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87686
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL: um estudo de caso no Ceará

    Anna Carollina Dias Ripardo, Andrea Abreu Astigarraga
    e87687
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87687
  • (TRANS)FORMAÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) INDÍGENA(S) TRANS COLOMBIANAS

    Jonathan Nascimento Fonseca, Acassia dos Anjos Santos Rosa
    e87688
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87688
  • A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA um fenômeno social dotado de estereótipo e preconceito

    Fernanda Ielpo da Cunha, José Gerardo Vasconcelos, Aurinete Alves Nogueira
    e87690
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87690
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE RORAIMA estudo sobre as dificuldades da Estadual Albino Tavares

    Karla Colares Vasconcelos, Moema de Souza Esmeraldo, Clailson Pereira da Silva
    e87691
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87691
  • DESAFIOS E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS uma revisão dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023

    Renato Carneiro da Silva
    e87692
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87692
  • GABRIELA ACCIOLY um olhar sobre a educação inclusiva no bairro da Sapiranga-Coité

    Francisca Luzia Araujo de Souza, Paula Andréa de Oliveira Dantas, Lia Machado Fiuza Fialho
    e87693
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87693
  • EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA BASE DA PIRÂMIDE sustentabilidade na África

    Adolfo Caiji Cabeia
    e87702
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87702
  • MARIA JOSÉ ARAÚJO MOUTA formação docente e práticas educativas na periferia de Fortaleza

    Maria Aparecida Alves da Costa, Cyntia Maria Silva Vasconcelos, Marília Duarte Guimarães
    e87704
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87704

Dossiê

  • EDITORIAL DO DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PELAS DIFERENÇAS: Invenções, deslocamentos, transbordamentos

    Victor Pereira de Sousa, Thiago Ranniery
    e91435
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.91435
  • ENTRE A MÃE E A BABÁ: marcas das relações raciais e de gênero no trabalho de cuidado na Educação Infantil

    Lorraine Andrade Gonçalves
    e87661
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87661
  • VIVÊNCIAS, INACABAMENTOS E ENCONTROS COM A DIFERENÇA: diálogos com aprendizagens

    Ana Cláudia Carvalho Giordani, Luiz Miguel Pereira
    e87642
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87642
  • A IGUALDADE COMO PROBLEMA educação, escola e diferença

    Victor Pereira de Sousa
    e87245
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87245
  • POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO HACKER PARA ARTICULAÇÃO DE AMBIÊNCIAS FORMATIVAS INCLUSIVAS EM CONTEXTO ESCOLAR

    Daniel Silva Pinheiro
    e87190
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87190
  • A AMBIÊNCIA PEDAGÓGICA E A CRÍTICA AO BINARISMO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Nilcelio de Sousa, Rafael Chaves, Tiago Dionisio da Silva
    e87062
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87062
  • ESTÓRIAS QUE FAZEM MUNDOS E MUNDOS QUE FAZEM ESTÓRIAS: exercícios poéticos em educações ambientais com estudantes da EJA

    Ana Paula Valle Pereira, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
    e86996
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86996
  • “A DIFERENÇA EXISTE E MORA AQUI”: Movimentações sobre currículos indígenas e BNCC no Estado do Amazonas - Brasil

    Adria Simone Duarte de Souza, Célia Aparecida Bettiol
    e86325
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86325
  • HETERONORMATIVIDADE E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS LGBTS

    Carlos André Gayer Moreira
    e86321
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86321
  • EDUCAÇÃO PELA/COM A INCERTEZA: um plano tático de acionamentos docentes

    Samilo Takara, Fernanda Amorim Accorsi, Elisson Lima Santo
    e86313
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86313
  • ENTRE PERCURSOS, DESLOCAMENTOS E TRANSBORDAMENTOS DE CORPOS(AS)-EXPERIÊNCIAS

    Gabriel Luis Pereira Nolasco, Esmael Alves de Oliveira, Anita Guazzelli Bernardes
    e86168
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86168
  • “NOSSA VOZ, NOSSA VEZ”: as relações étnico-raciais no estágio supervisionado em Ciências Sociais.

    Luane Bento dos Santos
    e85883
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.85883
  • “... ENTRE OUTROS” INCLUSÃO E INTERSECCIONALIDADE um diálogo possível?

    Marcelo Victor da Rosa, Marina Brasiliano Salerno
    e83821
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83821