v. 17 n. 1 (2025): Periferia

					Visualizar v. 17 n. 1 (2025): Periferia
Publicado: 10.01.2025

Artigos

  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): distanciamento e aproximações

    Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, Fabrícia Sônego
    e83841
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83841
  • O Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica

    Zuleick de Almeida Lima, Cláudia Lucia Cláudia Lúcia Landgraf Valério, Marcos Aparecido Pereira
    e83896
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896
  • (RE)EXISTÊNCIAS CINECLUBISTAS: cineclubismo e produção de subjetividades insurgentes

    Adriana Carneiro de Souza, Beatriz Akemi Takeiti, Ana Paula Alves Ribeiro
    e84354
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84354
  • OS (DES)CAMINHOS DO “DESENVOLVIMENTO” E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO DE JURUTI-PA

    RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO, ANSELMO ALENCAR COLARES
    e84711
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84711
  • A CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: origens, desdobramentos e desafios

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, André Dioney Fonseca
    e85357
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.85357
  • AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Claudinéia Peres Bertaglia, Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Paulo Alexandre Filho
    e87057
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87057
  • PRESENÇA DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR: concepções de estudantes do Instituto de Formação de Educadores

    Felipe Fabricio Genuino Sampaio, Francione Charapa Alves
    e87685
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87685
  • INGRESSAR NA CARREIRA DOCENTE E OS DESAFIOS DE TORNAR-SE PROFESSOR ALFABETIZADOR

    Livia Nayara Silva Santos, Edith Maria Batista Ferreira
    e87686
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87686
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL: um estudo de caso no Ceará

    Anna Carollina Dias Ripardo, Andrea Abreu Astigarraga
    e87687
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87687
  • (TRANS)FORMAÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) INDÍGENA(S) TRANS COLOMBIANAS

    Jonathan Nascimento Fonseca, Acassia dos Anjos Santos Rosa
    e87688
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87688
  • A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA um fenômeno social dotado de estereótipo e preconceito

    Fernanda Ielpo da Cunha, José Gerardo Vasconcelos, Aurinete Alves Nogueira
    e87690
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87690
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE RORAIMA estudo sobre as dificuldades da Estadual Albino Tavares

    Karla Colares Vasconcelos, Moema de Souza Esmeraldo, Clailson Pereira da Silva
    e87691
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87691
  • DESAFIOS E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS uma revisão dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023

    Renato Carneiro da Silva
    e87692
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87692
  • GABRIELA ACCIOLY um olhar sobre a educação inclusiva no bairro da Sapiranga-Coité

    Francisca Luzia Araujo de Souza, Paula Andréa de Oliveira Dantas, Lia Machado Fiuza Fialho
    e87693
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87693
  • EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA BASE DA PIRÂMIDE sustentabilidade na África

    Adolfo Caiji Cabeia
    e87702
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87702
  • MARIA JOSÉ ARAÚJO MOUTA formação docente e práticas educativas na periferia de Fortaleza

    Maria Aparecida Alves da Costa, Cyntia Maria Silva Vasconcelos, Marília Duarte Guimarães
    e87704
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87704