ENTRE A MÃE E A BABÁ:

marcas das relações raciais e de gênero no trabalho de cuidado na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87661

Palavras-chave:

Cuidado; , Educação Infantil; , Gênero; , Raça; , Maternidade.

Resumo

As relações de cuidado fazem parte do currículo da Educação Infantil, estão previstas em documentos legais e também acontecem nas ações cotidianamente vividas no contexto deste segmento. Cuidar de bebês e crianças pequenas reencena, de diferentes modos, atitudes consideradas como femininas e, principalmente, maternais, mas também ensejam funções historicamente atribuídas à corpos negros escravizados que eram responsabilizados pelos cuidados das crianças. Este artigo se aproveita do material coletado na tese de doutorado “Currículo e maternidade: raça, gênero e cuidado na Educação Infantil” para produzir uma composição teórica com as produções do feminismo negro, o conceito de imagens de controle Collins (2022), em diálogo com as imagens da mulher negra narradas por Lélia Gonzalez (2019) e as discussões sobre maternidade com o seguinte intuito: a) problematizar como as relações de gênero e raça estão imbricadas nos processos de subjetivação das docentes deste segmento produzindo-as como mulheres desejavelmente mães e ou babás, a depender da cor de sua pele; b) argumentar que a própria ação de cuidar é produzida como ação subalterna dadas suas características e dos profissionais responsáveis por realizá-lo.

Biografia do Autor

Lorraine Andrade Gonçalves, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ); Especialista em docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Setor de Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cap-UFRJ.

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Publicado

24.04.2025

Como Citar

Andrade Gonçalves, L. (2025). ENTRE A MÃE E A BABÁ: : marcas das relações raciais e de gênero no trabalho de cuidado na Educação Infantil. Periferia, 17(1), e87661. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87661

Edição

Seção

Dossiê