A CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA:

origens, desdobramentos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.85357

Palavras-chave:

Gestão Democrática; , Gestão Educacional no Brasil; , Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

O estudo – resultante de uma dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa) – analisa as origens, desdobramentos e desafios na implementação da concepção democrática na gestão de instituições, órgãos e sistemas educacionais brasileiros, refletindo as implicações destes percursos. Tem como objetivos: compreender o processo histórico-político-social de criação e implementação da gestão democrática na educação brasileira; e refletir seus desdobramentos, desafios e implicações ao desenvolvimento desta concepção no campo educacional no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfico-documental, os resultados evidenciam discrepâncias entre o conjunto prescricional que orienta a implementação desta concepção e as realidades educacionais brasileiras, reforçando o distanciamento entre o escrito e o feito neste processo. Ressalta-se ainda que, após 35 anos da promulgação da Carta Magna de 1988 e, consequentemente, das origens da gestão democrática, poucos foram os avanços na efetividade desta concepção na gestão educacional, confrontando-se com o galopante processo de expansão da ordem capitalista e acontecimentos enfraquecedores da premissa democrática no país.

Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa (PPGE/Ufopa). Mestre em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/Ufopa).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará/Docente do Magistério Superior

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Unicamp. Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa.  Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDR/ Ufopa.

André Dioney Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Docente do Magistério Superior

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É professor adjunto do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e docente do Programa dePós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

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Publicado

01.02.2025

Como Citar

Soares, L. de V., Colares, M. L. I. S., & Fonseca, A. D. (2025). A CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA:: origens, desdobramentos e desafios . Periferia, 17(1), e85357. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.85357

Edição

Seção

Artigos