EDUCAÇÃO PELA/COM A INCERTEZA:

um plano tático de acionamentos docentes

Autores

  • Samilo Takara Universidade Federal de Rondônia
  • Fernanda Amorim Accorsi Universidade Federal de Sergipe
  • Elisson Lima Santo Professor do Estado do Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86313

Palavras-chave:

Educação; , Formação Docente; , Estudos Culturais.

Resumo

 Este texto opera com as lentes teórico-metodológicas dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais e reconhece que a educação brasileira tem privilegiado uma única norma de “pensamento e experiência”, cujo resultado é a imitação de modelos didáticos legitimados como satisfatórios e impulsionados pelo apagamento das diferenças (hooks, 2017). Neste cenário, emaranhamos uma perspectiva da educação pelo desconforto, como complexo social, político, cultural e econômico de disputa por significados e produção de identidades em que a docência tenha o compromisso ético-político de questionar certezas, de propor formas outras de ver, ser e estar no mundo. Para orientar nossas tessituras textuais, perguntamos: como as dez sugestões para descolonizar o inconsciente, de Suely Rolnik (2018), nos servem de inspiração para compor estratégias de formação docente? Produzimos um plano tático com acionamentos desenhados epistemologicamente para engajar as experiências docentes, afinal estratégias de sobrevivência e resistência têm de ser compartilhadas (hooks, 2017). Entretanto, tal como Rolnik (2018) anunciou, não trabalhamos com modelos fixos e/ou passo a passo, muito menos propomos algo definitivo e absoluto, em razão de compreendermos que a relação entre docência e discência é instável, móvel e desestruturada, bem como a descolonização do inconsciente acontece em ambos, quase que ao mesmo tempo, em uma interação de aprendizagem pela (re)construção. É como se o professorado estivesse envolvido na construção de si e do outro no âmbito da micropolítica, que oscila, se expande e contrai porque é alvo de outros poderes e outras forças culturais.

Biografia do Autor

Samilo Takara, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Departamento Acadêmico de Comunicação, da Especialização em Gênero e Diversidade na Escola e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (Unicentro/PR).

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação (DEDI), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do grupo de Pesquisas e Estudos em Práticas Educativas, Corpo e Ambiente (PEPECA/CNPq/UFS). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Jornalista pelo Centro de ensino superior do Paraná e Pedagoga  pela UEM.

Elisson Lima Santo, Professor do Estado do Alagoas

Docente da Educação Básica do Estado de Alagoas (EEX-II/Seduc-AL). Mestre em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECIMA/UFS). Licenciada em Química (UFS-Itabaiana). Participante do grupo de Pesquisa e Estudos em Práticas Educativas, Corpo e Ambiente (PEPECA/CNPq/UFS) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFS).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Tradução de Nilcéia Valdati. Outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576. Acesso em: 25 out. 2024.

BONIN, Iara; RIPOLL, Daniela; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; SANTOS, Luis Henrique Sacchi dos. Por que Estudos Culturais? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/100356. Acesso em: 25 out. 2024.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, mai./ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2024.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais – para além das fronteiras disciplinares. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 13-36.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Cartografias dos estudos culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. In: Motta, Manoel Barros da (org.). Michel Foucault Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 411-422.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma entrevista: Sexo, poder e a política da Identidade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Tradução de Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 158-169.

GIROUX, Henry Armand. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. 7. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2008. p. 85-103.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso em: 25 out. 2024.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende; Ana Carolina Escosteguy; Cláudia Álvares; Francisco Rüdiger; Sayonara Amaral. Belo Horizonte - MG: Editora UFMG, 2003.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 ago. 2024.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Tradução de Marcos de Jesus Oliveira. Revista Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu - PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.

NUÑEZ, Geni. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

PRECIADO, Paul B. La izquierda bajo la piel: um prólogo para Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 Edições, 2018. p. 11-22.

RAGO, Margareth. Rir das origens. In: SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas - RS: Ulbra, 2011. p. 41-54.

ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

ROSEIRO, Steferson Zanoni; RODRIGUES, Alexsandro; CAETANO, Marcio. “Era uma vez nenhuma!” ou os descabidos contos de fadas de uma professora sem modos e uma criança desbocada. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, Cuiabá, v. 3, n. 4, p. 33-55, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/11327. Acesso em: 29 out. 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica, 2015.

TAKARA, Samilo; TERUYA, Teresa Kazuko. Por uma didática não-fascista: problematizando a formação docente à educação básica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1169-1189, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/c6KWRYy9fpCPHbjkzvwFfmj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 out. 2024.

TERUYA, Teresa Kazuko. Sobre Mídia, Educação e Estudos Culturais. In: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; MORI, Nerli Nonato Ribeiro (org.). Pesquisa em Educação: múltiplos olhares. Maringá: Eduem, 2009. p. 151-165.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 32-48, jan./abr. 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/18441. Acesso em: 28 out. 2024.

Downloads

Publicado

24.04.2025

Como Citar

Takara, S., Amorim Accorsi, F., & Lima Santos, E. (2025). EDUCAÇÃO PELA/COM A INCERTEZA:: um plano tático de acionamentos docentes. Periferia, 17(1), e86313. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86313

Edição

Seção

Dossiê