“NOSSA VOZ, NOSSA VEZ”:
as relações étnico-raciais no estágio supervisionado em Ciências Sociais.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.85883Palavras-chave:
Ensino de Ciências Sociais; , Estágio Supervisionado; , Relações raciais; , Formação Docente.Resumo
No campo das Ciências Sociais os debates das relações étnico-raciais têm uma longa tradição de estudos. É considerado um dos temas que fundaram a área no Brasil. Entretanto, no que se concerne à articulação dos temas recomendados pelas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e história e cultura africana, afro-brasileira (Lei federal 10.639/2003) existe ainda obstáculos para a inserção nos currículos de licenciaturas da área. Observa-se que os cursos de licenciaturas ainda priorizam uma formação docente com ênfase em epistemologias e paradigmas eurocêntricos, hegemônicos, sobretudo, com obras de autores e autoras do grupo étnico-racial branco. Neste contexto, o artigo tem por objetivo contribuir para as reflexões acerca da inserção dos conteúdos relativos à Educação para as Relações Étnico-raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira na formação docente e no Ensino de Sociologia da Educação Básica. Para isso, será apresentado dados relacionados à experiência docente em um curso de licenciatura de uma instituição de ensino superior federal na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem teórica está fundamentada em trabalhos do campo da Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) e Ensino de Sociologia. Além disso, utiliza-se trechos de escritos do diário de campo da pesquisadora. Argumenta-se que a implementação das ações afirmativas no nível superior para a população negra trouxe um impacto no que se refere a produção de conhecimento.
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