A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS SOCIAIS ENTRE O FANDOM DA SAGA STAR WARS:

um estudo do Conselho Jedi Divinópolis - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84308

Palavras-chave:

Cultura nerd; , Laços sociais; , Fandom; , Star Wars.

Resumo

Esta pesquisa busca investigar como acontecem as interações em ambientes online e offline entre fãs da saga Star Wars e os laços criados a partir do Conselho Jedi Divinópolis (CJD). Busca-se estudar as apropriações feitas pelo fandom no contexto da cultura nerd (Matos, 2014) e cultura da convergência (Jenkins, 2009); compreender o perfil dos fãs e a sua relação com a saga e os laços entre os membros do grupo em ambientes online e offline. Para tanto, foram realizadas entrevistas face a face virtual (Hanna; Mwale, 2019) por meio de vídeo chamada via Skype com cinco fãs para compreender as interações e laços sociais. A análise foi dividida em três eixos: relações entre o fandom e a saga Star Wars; relações entre o fandom em ambientes online e relações entre o fandom em ambientes offline. Entre os resultados conclui-se que os laços são formados através das interações e convivências pessoais entre os membros que fomentam laços fortes e multiplexos (Recuero, 2005).

Biografia do Autor

Carlos Renan Samuel Sanchotene, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM – UFBA). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UNISINOS). Graduado em Jornalismo pela Universidade Franciscana (UFN). ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2818-5567. Email: carlos_sanchotene@yahoo.com.br

Cássia Xavier Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). ORCID ID: https://orcid.org/0009-0006-2757-0929. Email: cassiapereira738@gmail.com

Referências

FORD, Sam et al. Cultura da Conexão. São Paulo: Editora Aleph, 2014.

GOMES, Pedro Gilberto. Filosofia e Ética da Comunicação na Midiatização da sociedade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

HANNA, Paul; MWALE, Shadreck. “Não estou com você, mas estou...”. In: BRAUN, Virginia (Org.). Coleta de dados qualitativos: Um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

LASEN, Amparo. Tecnologías afectivas: de cómo los teléfonos móviles participan en la constitución de subjetividades e identidades. In: GATTI, Gabriel; ALBÉNIZ, Iñaki; TEJERINA, Benjamín (Org.). Tecnología, cultura expert e identidad en la sociedad del conocimento. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2009. p.215-248.

MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

MATOS, Patrícia. O nerd virou Cool: consumo, estilo de vida e identidade em uma cultura juvenil em ascensão. 116p. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

NASCIMENTO, Álvaro Botelho de Melo. 2018. Redes Sociais e Bem-Estar: laços sociais e a felicidade pessoal. Ciência e Trópico, Recife, volume 42, número 2, p.53-70. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1700/1425. Acesso em: 27 out. 2019.

RECUERO, Raquel. 2005. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. Revista Ecompós, Brasília, volume 4, número 1, p.01-27. Disponível em:

https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/57, Acesso em: 05 set. 2019.

ROCHA, Anderson Alves da; VARGAS, Herom. Cultura Nerd como Semiosfera: uma proposta de entendimento. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. p.1-15.

SANTOS, Suzane de Souza et al. O nerd no centro do mercado midiático: comunicação e cultura nerd. In: XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2015, Uberlândia, Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2015. p.1-15.

SILVA, Soraya Madeira da. Evolução da identidade, estereótipo e imagem midiática da tribo urbana dos nerds. In: X INTERPROGRAMAS DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, 2015, São Paulo, 2015. Anais do X Interprogramas de Mestrado em Comunicação. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2015. p.1-15.

Downloads

Publicado

20.02.2025

Como Citar

Samuel Sanchotene, C. R., & Xavier Pereira, C. (2025). A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS SOCIAIS ENTRE O FANDOM DA SAGA STAR WARS: : um estudo do Conselho Jedi Divinópolis - MG . Periferia, 17(1), e84308. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84308

Edição

Seção

Artigos