COVID NA QUEBRADA:

circulação e credibilidade de informações científicas sobre a pandemia entre jovens em uma escola da periferia de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87469

Palavras-chave:

Divulgação Científica , Covid-19 , Comunicação , Juventude, Estudos de Mídia

Resumo

A presente investigação teve como objetivo identificar o interesse do público jovem de um bairro periférico da cidade de São Paulo em temas relacionados à Covid-19 durante a pandemia, bem como avaliar o papel dos meios de comunicação, especialmente os digitais, e dos divulgadores científicos na circulação de informações científicas sobre a doença. Os dados foram coletados junto a estudantes da “Escola Técnica Estadual (ETEC) de Sapopemba”, localizada no município de São Paulo - SP, com a utilização de um questionário eletrônico, analisado com a utilização da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa contou com 82 participantes. Em relação aos meios de comunicação onde os participantes buscavam informação, a Televisão foi preponderante. Entre as personagens lembradas como fontes de informação, Jornalistas e Apresentadores de TV constituíram a maioria das respostas. A utilização da ATD permitiu a identificação de dois conjuntos de categorias. O primeiro deles, relacionado aos temas de interesse sobre a doença, foi constituído por seis categorias. Já o segundo grupo, relacionado à credibilidade dos meios de comunicação, teve duas categorias, divididas em nove subcategorias. A identificação da Televisão como principal veículo de informação entre esses jovens chama a atenção, uma vez que o grupo tem domínio e acesso à Internet. Também chama a atenção o fato de esses jovens buscarem informações especialmente no jornalismo profissional, atribuindo sua confiança nas fontes à credibilidade de tais profissionais ou aos veículos nos quais eles estão inseridos, bem como à redundância de informações, o que revela um nível elevado de alfabetização midiática.

Biografia do Autor

Amanda Rodrigues Oliveira, ETEC Sapopemba – PIBIC/EM Universidade Federal do ABC (UFABC)

Graduanda em Odontologia na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Técnica em Alimentos pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Sapopemba. Foi bolsista PIBIC-EM/CNPq na Universidade Federal do ABC (UFABC). ORCID: https://orcid.org/0009-0000-2261-3113  Lattes: http://lattes.cnpq.br/0646390061426182 E-mail: amandarodriguesoliveira61@gmail.com

Tárcio Minto Fabrício, Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UNIARA). Pesquisador Colaborador na Universidade Federal do ABC (UFABC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0771-6816  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9023039058406704 E-mail: tarcio.fabricio@ufabc.edu.br

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Publicado

13.10.2025

Como Citar

Rodrigues Oliveira, A., & Minto Fabrício, T. (2025). COVID NA QUEBRADA: : circulação e credibilidade de informações científicas sobre a pandemia entre jovens em uma escola da periferia de São Paulo. Periferia, 17(1), e87469. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87469

Edição

Seção

Artigos