COVID NA QUEBRADA:
circulação e credibilidade de informações científicas sobre a pandemia entre jovens em uma escola da periferia de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87469Palavras-chave:
Divulgação Científica , Covid-19 , Comunicação , Juventude, Estudos de MídiaResumo
A presente investigação teve como objetivo identificar o interesse do público jovem de um bairro periférico da cidade de São Paulo em temas relacionados à Covid-19 durante a pandemia, bem como avaliar o papel dos meios de comunicação, especialmente os digitais, e dos divulgadores científicos na circulação de informações científicas sobre a doença. Os dados foram coletados junto a estudantes da “Escola Técnica Estadual (ETEC) de Sapopemba”, localizada no município de São Paulo - SP, com a utilização de um questionário eletrônico, analisado com a utilização da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa contou com 82 participantes. Em relação aos meios de comunicação onde os participantes buscavam informação, a Televisão foi preponderante. Entre as personagens lembradas como fontes de informação, Jornalistas e Apresentadores de TV constituíram a maioria das respostas. A utilização da ATD permitiu a identificação de dois conjuntos de categorias. O primeiro deles, relacionado aos temas de interesse sobre a doença, foi constituído por seis categorias. Já o segundo grupo, relacionado à credibilidade dos meios de comunicação, teve duas categorias, divididas em nove subcategorias. A identificação da Televisão como principal veículo de informação entre esses jovens chama a atenção, uma vez que o grupo tem domínio e acesso à Internet. Também chama a atenção o fato de esses jovens buscarem informações especialmente no jornalismo profissional, atribuindo sua confiança nas fontes à credibilidade de tais profissionais ou aos veículos nos quais eles estão inseridos, bem como à redundância de informações, o que revela um nível elevado de alfabetização midiática.
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