INTERAÇÃO DIALÓGICA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO:

uma análise no Instituto Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86658

Palavras-chave:

Extensão; , Interação dialógica; , Interação educativa; , Educação Profissional e Tecnológica; , Formação humana integral.

Resumo

A extensão faz parte dos pilares da educação brasileira, juntamente com o ensino e a pesquisa. Ela é responsável por promover a troca de saberes entre as instituições de ensino e a comunidade, socializando o conhecimento produzido nas instituições e integrando-o aos saberes da comunidade e à realidade concreta, com o objetivo de transformar essa realidade. A interação dialógica alinha-se a essa perspectiva, defendendo que a comunidade tenha um papel central nas atividades extensionistas, participando e construindo todas as etapas, desde o planejamento e reconhecimento de demandas, até a execução e avaliação das ações. Há poucos estudos que abordam essa temática, principalmente na análise de como essas ações vêm sendo incorporadas na prática. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar como ocorre a interação dialógica nas etapas que envolvem os projetos de extensão, tendo como local de estudo o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de documentos oficiais a respeito da extensão no IFSC, com a análise de 52 projetos aprovados junto à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (PROEX) nos editais n° 12/2022 e n° 16/2023. Esses dados foram analisados à luz do referencial teórico coletado para a fundamentação do estudo. Os resultados evidenciam a importância maior participação da comunidade durante as etapas que permeiam as ações extensionistas e indicam a necessidade de avanços nos debates da interação dialógica, promovendo maior impacto social no território.

Biografia do Autor

Douglas Paulesky Juliani, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3241385623970166 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9658-2062

Grasiela Lucia de Pinho, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Assistente Social no  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5187043703544054 Orcid:  https://orcid.org/0009-0007-0356-779X

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Publicado

20.02.2025

Como Citar

Paulesky Juliani, D., & Lucia de Pinho, G. (2025). INTERAÇÃO DIALÓGICA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO: : uma análise no Instituto Federal de Santa Catarina. Periferia, 17(1), e86658. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86658

Edição

Seção

Artigos