HETERONORMATIVIDADE E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS LGBTS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86321Palavras-chave:
Heteronormatividade, Estudantes LGBTs, Espacialidade, HomofobiaResumo
Este artigo intenciona estabelecer diálogos entre sexualidade e estudantes LGBTs para averiguar diferenciações de espacialidades entre tamanhos de cidades e localização de residência. O campo teórico e de análise tem como solo a Geografia Cultural, na vertente pós-estruturalista, em diálogo com metodologias feministas, para compreender os achados do estudo. Foi realizado um questionário virtual com estudantes de universidades, cujas respostas apontam a lgbtfobia como problema social, variável de acordo com cada contexto socioespacial. Com isso, é urgente haver uma Geografia mais humanizada e compreensiva das discriminações cotidianas que governam os sujeitos, a fim de desestabilizar práticas preconceituosas e discriminatórias. Assim, desta maneira, finalmente podemos contar com uma Geografia não somente técnica, mas humanizada, que se preocupe com espaços e sujeitos marginalizados e contribua para uma educação pelas diferenças e também para as diferenças, enaltecendo a função social da escola e da universidade, em prol de uma sociedade que busque a alteridade, a equidade e a pluralidade enquanto princípios de um melhor convívio democrático.
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