HETERONORMATIVIDADE E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS LGBTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86321

Palavras-chave:

Heteronormatividade, Estudantes LGBTs, Espacialidade, Homofobia

Resumo

Este artigo intenciona estabelecer diálogos entre sexualidade e estudantes LGBTs para averiguar diferenciações de espacialidades entre tamanhos de cidades e localização de residência. O campo teórico e de análise tem como solo a Geografia Cultural, na vertente pós-estruturalista, em diálogo com metodologias feministas, para compreender os achados do estudo. Foi realizado um questionário virtual com estudantes de universidades, cujas respostas apontam a lgbtfobia como problema social, variável de acordo com cada contexto socioespacial. Com isso, é urgente haver uma Geografia mais humanizada e compreensiva das discriminações cotidianas que governam os sujeitos, a fim de desestabilizar práticas preconceituosas e discriminatórias. Assim, desta maneira, finalmente podemos contar com uma Geografia não somente técnica, mas humanizada, que se preocupe com espaços e sujeitos marginalizados e contribua para uma educação pelas diferenças e também para as diferenças, enaltecendo a função social da escola e da universidade, em prol de uma sociedade que busque a alteridade, a equidade e a pluralidade enquanto princípios de um melhor convívio democrático.

Biografia do Autor

Carlos André Gayer Moreira, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA - UFRGS); Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (PPGEO - UFPEL). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

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Publicado

24.04.2025

Como Citar

Moreira, C. A. G. (2025). HETERONORMATIVIDADE E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS LGBTS. Periferia, 17(1), e86321. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86321

Edição

Seção

Dossiê