PRESENÇA DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR:

concepções de estudantes do Instituto de Formação de Educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87685

Palavras-chave:

Mulheres; , Presença Feminina; , Gênero; , Educação Superior;

Resumo

Desde as últimas décadas do século XX até os dias atuais, o número de mulheres na educação superior vem registrando um significativo aumento, no entanto, essa presença ainda restrita. Assim, este trabalho objetiva investigar como as questões de gênero são tratadas nos cursos de licenciatura do Instituto de Formação de Educadores, considerando a percepção dos estudantes. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, uma vez que tem nos sujeitos participantes, sua fonte direta de dados. A interpretação dos dados foi ancorada na técnica Análise de Conteúdo. Os resultados levantados evidenciaram que a presença feminina no Instituto de Formação de Educadores requer uma série de melhorias e políticas para tornar a jornada acadêmica menos dificultosa para as mulheres, tanto em aspectos que envolvem coletividade quanto subjetividades. Portanto, faz-se necessário a garantia de condições estruturais e de políticas específicas por parte da Universidade Federal do Cariri para contemplar demandas das estudantes do instituto supracitado.

Biografia do Autor

Felipe Fabricio Genuino Sampaio, Universidade Federal do Cariri

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista CNPq. Membro do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo – GEPAFIC.

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo – GEPAFIC.

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Publicado

04.02.2025

Como Citar

Sampaio, F. F. G., & Alves, F. C. (2025). PRESENÇA DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR:: concepções de estudantes do Instituto de Formação de Educadores. Periferia, 17(1), e87685. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87685

Edição

Seção

Artigos