PRESENÇA DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR:
concepções de estudantes do Instituto de Formação de Educadores
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87685Palavras-chave:
Mulheres; , Presença Feminina; , Gênero; , Educação Superior;Resumo
Desde as últimas décadas do século XX até os dias atuais, o número de mulheres na educação superior vem registrando um significativo aumento, no entanto, essa presença ainda restrita. Assim, este trabalho objetiva investigar como as questões de gênero são tratadas nos cursos de licenciatura do Instituto de Formação de Educadores, considerando a percepção dos estudantes. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, uma vez que tem nos sujeitos participantes, sua fonte direta de dados. A interpretação dos dados foi ancorada na técnica Análise de Conteúdo. Os resultados levantados evidenciaram que a presença feminina no Instituto de Formação de Educadores requer uma série de melhorias e políticas para tornar a jornada acadêmica menos dificultosa para as mulheres, tanto em aspectos que envolvem coletividade quanto subjetividades. Portanto, faz-se necessário a garantia de condições estruturais e de políticas específicas por parte da Universidade Federal do Cariri para contemplar demandas das estudantes do instituto supracitado.
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