DESENVOLVIMENTO INFANTIL:

um estudo de caso no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87687

Palavras-chave:

Desenvolvimento da criança., Educação. , Escola., Família.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento infantil, com base em um estudo de caso, identificando e avaliando os principais fatores que influenciam na formação da criança, bem como as intervenções educativas necessárias para auxiliar nesse desenvolvimento. A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, e, para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista com a mãe biológica de uma criança. Em sequência, foi montado um quadro de desenvolvimento do infante, permeado pelas dimensões sociais, biológicas, ambientais, culturais, históricas e psicológicas. Nesse sentido, as análises centraram-se em três aspectos principais, que se destacaram como influentes no desenvolvimento infantil do caso em questão: a estimulação da fala, a composição familiar monoparental e a violência doméstica. Em adição, foram tecidas reflexões acerca das intervenções educativas pertinentes ao quadro apresentado. À guisa de síntese, destaca-se que a educação familiar e a escolar desempenham papel central em todo o processo de desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Anna Carollina Dias Ripardo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, bolsista de iniciação científica pelo PROVIC (Programa de Bolsa Voluntária de Iniciação Científica) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) Biográficas – GEPAS.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora associada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) Biográficas - GEPAS.

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Publicado

04.02.2025

Como Citar

Ripardo, A. C. D., & Astigarraga, A. A. (2025). DESENVOLVIMENTO INFANTIL:: um estudo de caso no Ceará. Periferia, 17(1), e87687. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87687

Edição

Seção

Artigos