DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
um estudo de caso no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87687Palavras-chave:
Desenvolvimento da criança., Educação. , Escola., Família.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento infantil, com base em um estudo de caso, identificando e avaliando os principais fatores que influenciam na formação da criança, bem como as intervenções educativas necessárias para auxiliar nesse desenvolvimento. A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, e, para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista com a mãe biológica de uma criança. Em sequência, foi montado um quadro de desenvolvimento do infante, permeado pelas dimensões sociais, biológicas, ambientais, culturais, históricas e psicológicas. Nesse sentido, as análises centraram-se em três aspectos principais, que se destacaram como influentes no desenvolvimento infantil do caso em questão: a estimulação da fala, a composição familiar monoparental e a violência doméstica. Em adição, foram tecidas reflexões acerca das intervenções educativas pertinentes ao quadro apresentado. À guisa de síntese, destaca-se que a educação familiar e a escolar desempenham papel central em todo o processo de desenvolvimento infantil.
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