INGRESSAR NA CARREIRA DOCENTE E OS DESAFIOS DE TORNAR-SE PROFESSOR ALFABETIZADOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87686Palavras-chave:
Alfabetização; , Professor iniciante; , Desafios.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada para a conclusão do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante o segundo semestre de 2023, com o objetivo de analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores alfabetizadores iniciantes na docência, que participam do Programa “Alfabetizar Pra Valer”, no município de Urbano Santos, Maranhão. A metodologia utilizada se ancorou na abordagem qualitativa. Para a geração dos dados, fez-se uso da técnica de grupo focal, realizando encontros via Google meet, durante o período de 23 a 27/06/2023, com a participação de seis professores alfabetizadores ingressantes na docência. Os resultados apontaram que a iniciação à docência é uma fase desafiadora, uma vez que exige conciliar aprender a ensinar e ensinar ao mesmo tempo.
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