DESAFIOS E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
uma revisão dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87692Palavras-chave:
Desigualdades Educacionais; , Desempenho em Matemática;, SAEB 2023; , Educação Básica.Resumo
O presente artigo examina as desigualdades no desempenho em Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base nos resultados do SAEB 2023. O objetivo é investigar como fatores regionais e socioeconômicos influenciam o aprendizado em Matemática e entender as implicações dessas desigualdades para a educação básica no Brasil. Utilizando uma abordagem quantitativa, a metodologia inclui análise dos dados do SAEB 2023, abrangendo as diferentes regiões do país e focando em disparidades no desempenho dos estudantes. Os resultados mostram variações significativas entre as regiões, com o Sudeste e o Sul alcançando médias de proficiência superiores à nacional, enquanto o Norte e o Nordeste apresentam desempenhos inferiores. As desigualdades são atribuídas a fatores como infraestrutura escolar inadequada e acesso desigual a recursos educacionais. O estudo conclui que são necessárias políticas públicas mais equitativas para melhorar o desempenho em Matemática e promover uma educação básica de qualidade em todas as regiões.
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