AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC)

LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87057

Palavras-chave:

ATPC; , Pandemia; , Tecnologia; , Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer à tona os principais desafios encontrados na utilização das novas tecnologias em tempos de pandemia sob a perspectiva dos professores em momentos formativos das Aulas Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), tanto em sala de aula, quanto para a própria formação. Para isso, analisamos os primeiros impactos advindos do contexto da pandemia da Covid-19 relacionados ao letramento digital do professor, assim como, as estratégias utilizadas, as principais dificuldades enfrentadas e os avanços em relação ao manuseio desses recursos. Dessa forma, apoiamo-nos no aporte teórico de (Castells, 2021), (Freitas,2010) e (Pretto, Bonilla e Sena, 2020), de modo a enfocar um estudo de caso com abordagem qualitativa (Prodanov E Ernani, 2013; Ludke & André, 2018), com professores da Educação Básica (PEB II) da rede estadual de ensino de São Paulo, como participantes de pesquisa. A análise dos dados teve como instrumento de coleta um questionário virtual semiestruturado dividido em três eixos temáticos: I) formação docente; II) Uso e implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e III) Expectativas. Os resultados apontam para a quebra de paradigmas e utilização de tecnologias digitais que, até então, a escola ainda resistia em empregar como ferramenta de formação e continuação dos estudos.

Biografia do Autor

Claudinéia Peres Bertaglia, UNESP

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) UNESP, câmpus de Presidente Prudente. Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional (ProfLetras) - UNESP, câmpus de Assis. Especialista em Língua Portuguesa pelo Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) pela instituição de ensino UNICAMP (2011). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2449720041416729 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8863-0952

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Unesp

Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP/ São José do Rio Preto. Mestre em Letras pela UNESP/ Assis.  Professora Associada junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis. É docente e orientadora, também, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/ Marília. Atualmente, é Vice- Diretora da Faculdade de Ciências e Letras- UNESP- Campus de Assis. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2256126955144413. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2813-7538

Paulo Alexandre Filho, Unesp

[1] Mestre em Letras, na área de concentração de Linguagens e Letramentos, pela UNESP de Assis. Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. Desenvolve seu doutorado na linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas com foco nos estudos de natureza teórico – metodológica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2071259413346249 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5318-3467

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Publicado

02.02.2025

Como Citar

Peres Bertaglia, C., Nogueira de Moraes Garcia, D., & Alexandre Filho, P. (2025). AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC): LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA . Periferia, 17(1), e87057. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87057

Edição

Seção

Artigos