AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC)
LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87057Palavras-chave:
ATPC; , Pandemia; , Tecnologia; , Formação de Professores.Resumo
O presente artigo tem por objetivo trazer à tona os principais desafios encontrados na utilização das novas tecnologias em tempos de pandemia sob a perspectiva dos professores em momentos formativos das Aulas Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), tanto em sala de aula, quanto para a própria formação. Para isso, analisamos os primeiros impactos advindos do contexto da pandemia da Covid-19 relacionados ao letramento digital do professor, assim como, as estratégias utilizadas, as principais dificuldades enfrentadas e os avanços em relação ao manuseio desses recursos. Dessa forma, apoiamo-nos no aporte teórico de (Castells, 2021), (Freitas,2010) e (Pretto, Bonilla e Sena, 2020), de modo a enfocar um estudo de caso com abordagem qualitativa (Prodanov E Ernani, 2013; Ludke & André, 2018), com professores da Educação Básica (PEB II) da rede estadual de ensino de São Paulo, como participantes de pesquisa. A análise dos dados teve como instrumento de coleta um questionário virtual semiestruturado dividido em três eixos temáticos: I) formação docente; II) Uso e implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e III) Expectativas. Os resultados apontam para a quebra de paradigmas e utilização de tecnologias digitais que, até então, a escola ainda resistia em empregar como ferramenta de formação e continuação dos estudos.
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