A IGUALDADE COMO PROBLEMA

educação, escola e diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87245

Palavras-chave:

Desigualdade, Tempo, Escola, Diferença, Futuro

Resumo

Este artigo tem como intuito complicar as relações entre a escola e a igualdade, que, ao ecoar no discurso educacional, se apresenta como um problema constitutivo dessas relações. A educação, a escola e a diferença são implicadas na luta pela igualdade, assumida como um compromisso central da educação e uma meta a ser alcançada pela escola. Por meio de um esforço teórico, argumenta-se que esse compromisso reforça a manutenção e reprodução das desigualdades, tornando-se uma promessa inalcançável, além de promover uma concepção de diferença reduzida à diversidade. Em contrapartida, o texto propõe um horizonte de pensamento, em diálogo com a filosofia, para pensar com a diferença sem separabilidade e a escola como um espaço-tempo de produção de vida. Isso reverbera sobre como o problema da igualdade reitera a fantasia colonial de salvação e sustenta um projeto futurista que perpetua essa problemática.

Biografia do Autor

Victor Pereira de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

24.04.2025

Como Citar

Pereira de Sousa, V. (2025). A IGUALDADE COMO PROBLEMA: educação, escola e diferença. Periferia, 17(1), e87245. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87245

Edição

Seção

Dossiê