A IGUALDADE COMO PROBLEMA
educação, escola e diferença
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87245Palavras-chave:
Desigualdade, Tempo, Escola, Diferença, FuturoResumo
Este artigo tem como intuito complicar as relações entre a escola e a igualdade, que, ao ecoar no discurso educacional, se apresenta como um problema constitutivo dessas relações. A educação, a escola e a diferença são implicadas na luta pela igualdade, assumida como um compromisso central da educação e uma meta a ser alcançada pela escola. Por meio de um esforço teórico, argumenta-se que esse compromisso reforça a manutenção e reprodução das desigualdades, tornando-se uma promessa inalcançável, além de promover uma concepção de diferença reduzida à diversidade. Em contrapartida, o texto propõe um horizonte de pensamento, em diálogo com a filosofia, para pensar com a diferença sem separabilidade e a escola como um espaço-tempo de produção de vida. Isso reverbera sobre como o problema da igualdade reitera a fantasia colonial de salvação e sustenta um projeto futurista que perpetua essa problemática.
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