PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87325

Palavras-chave:

Ensino fundamental;, Tecnologias digitais educacionais;, Práticas pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa é resultado da dissertação elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional, na linha de pesquisa de “Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação” e versa sobre as percepções docentes sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de tecnologias digitais em sala de aula é objeto de inúmeros estudos acadêmicos dada as evidências científicas compatíveis com o seu poder de otimização do processo de ensino e aprendizagem. Neste cenário, a percepção docente sobre a utilização destes recursos em realidades e etapas da educação formal específicas permanece como um espaço a ser preenchido pela pesquisa acadêmica. O objetivo deste trabalho foi discutir as percepções de docentes sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo e abordagem exploratória, por meio da realização de grupos focais em duas cidades de pequeno porte no interior do Paraná. Para análise das falas por participantes utilizou-se de Análise de Conteúdo. A amostra (n=80) foi majoritariamente constituída por docentes que tiveram o sexo feminino atribuído ao nascimento, com idade entre trinta e um e cinquenta anos, brancos, pós-graduados em nível de especialização e que possuíam vínculo empregatício estatutário, com tempo de experiência variável. Os resultados encontrados apontam para um interesse docente em utilizar tecnologias digitais, com dificuldades proeminentes no que diz respeito a presença de recursos tecnológicos físicos e ausência de formação pedagógica específica. Propõe-se a confecção de um e-book sobre conceitos e desafios da prática pedagógica nesta área.

Biografia do Autor

Desire Luciane Dominschek Lima, Unicamp

Doutorado em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de História da Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. Atualmente coordena o setor de Pesquisa e publicações acadêmicas e o Comitê de Ética da Uninter, também é coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à docência da UNINTER. Contato: desiredominschek@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4213741176696528. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9678-4230  

Sra, uninter/ppgent

Possui graduação em Pedagogia. Faz parte do quadro próprio do magistério da rede municipal de educação de Araruna, ocupando desde 2017 o cargo de Secretária Municipal de Educação. Cursa Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Contato: roselidesouzamartins@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8041164450789588 ORCID: https://orcid.org/0009-0000-  94197956  

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

Dominschek Lima, D. L., & Souza Martins, R. (2025). PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA . Periferia, 17(1), e87325. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87325

Edição

Seção

Artigos