DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE RORAIMA
estudo sobre as dificuldades da Estadual Albino Tavares
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87691Palavras-chave:
Ensino; , Educação do Campo; , Precarização; , Políticas públicas.Resumo
O artigo aborda reflexões sobre a precarização da educação do campo em Roraima, tendo em vista que as discussões sobre a educação campesina, no Brasil, vêm se fortalecendo enquanto espaço de reivindicação de direitos e construção de conhecimentos e saberes. O intuito foi de refletir sobre as condições que levaram a precarização da educação do campo em Roraima, em especial, da Escola Estadual Albino Tavares, no tocante à contextualização histórica de um projeto político que excluí os trabalhadores do campo de seu direito ao acesso à educação pública de qualidade. Segundo Caldart (2012) a educação do campo visa atender às necessidades específicas dos alunos rurais, valorizando suas visões de mundo e buscando uma educação crítica e libertadora. Historicamente, a educação do campo no estado de Roraima sempre esteve na periferia da educação, a seleção e permanência de professores nas escolas do campo sempre foi um problema, sendo assim, a precarização das escolas do campo é uma realidade. Em contrapartida, apresentaremos uma discussão sobre o distanciamento das especificidades da educação do campo no contexto escolar evidenciando como descaso a incompreensão do que seja educação do campo inclusive, bem como nas diretrizes operacionais da educação do campo. Nesse contexto, acreditamos ser fundamental os estudos a partir das experiências de educação dos sujeitos coletivos que constroem alternativas pedagógicas, na concepção do filósofo italiano Antonio Gramsci, contrárias a hegemonia estabelecida.
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