DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE RORAIMA

estudo sobre as dificuldades da Estadual Albino Tavares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87691

Palavras-chave:

Ensino; , Educação do Campo; , Precarização; , Políticas públicas.

Resumo

O artigo aborda reflexões sobre a precarização da educação do campo em Roraima, tendo em vista que as discussões sobre a educação campesina, no Brasil, vêm se fortalecendo enquanto espaço de reivindicação de direitos e construção de conhecimentos e saberes. O intuito foi de refletir sobre as condições que levaram a precarização da educação do campo em Roraima, em especial, da Escola Estadual Albino Tavares, no tocante à contextualização histórica de um projeto político que excluí os trabalhadores do campo de seu direito ao acesso à educação pública de qualidade. Segundo Caldart (2012) a educação do campo visa atender às necessidades específicas dos alunos rurais, valorizando suas visões de mundo e buscando uma educação crítica e libertadora. Historicamente, a educação do campo no estado de Roraima sempre esteve na periferia da educação, a seleção e permanência de professores nas escolas do campo sempre foi um problema, sendo assim, a precarização das escolas do campo é uma realidade. Em contrapartida, apresentaremos uma discussão sobre o distanciamento das especificidades da educação do campo no contexto escolar evidenciando como descaso a incompreensão do que seja educação do campo inclusive, bem como nas diretrizes operacionais da educação do campo. Nesse contexto, acreditamos ser fundamental os estudos a partir das experiências de educação dos sujeitos coletivos que constroem alternativas pedagógicas, na concepção do filósofo italiano Antonio Gramsci, contrárias a hegemonia estabelecida.

Biografia do Autor

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professora da Licenciatura em Educação do Campo – LEDUCARR, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE), Educação Inclusiva (Profei) e Comunicação (PPGCOM).

Moema de Souza Esmeraldo, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Letras (2018), pelo Programa de Literatura, cultura e contemporaneidade na PUC-Rio.Docente da Universidade Federal de Roraima (UFRR), vinculada aos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL), Educação Inclusiva (Profei) e Comunicação (PPGCOM), realizando estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Rondônia (MEL/UNIR), com bolsa CAPES PROCAD AMAZÔNIA.

Clailson Pereira da Silva, Universidade Federal de Roraima

Discente de graduação do curso de Ciências Humanas e Sociais, da Licenciatura em Educação do Campo (Leducarr/UFRR).

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Publicado

02.02.2025

Como Citar

Vasconcelos, K. C., Esmeraldo, M. de S., & Silva, C. P. da. (2025). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE RORAIMA: estudo sobre as dificuldades da Estadual Albino Tavares. Periferia, 17(1), e87691. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87691

Edição

Seção

Artigos