METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO:

contribuições da investigação científica no exercício do direito à participação de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87164

Palavras-chave:

Metodologias participativas, Pesquisa , Crianças , Direitos

Resumo

Este artigo objetiva discutir as metodologias participativas na produção do conhecimento, como contribuição ao exercício do direito à participação de crianças por meio da investigação científica. O estudo considerou fontes de pesquisa bibliográficas e documentais para identificação e análise dessas contribuições. Verificou-se que as metodologias participativas nos estudos com crianças facilitam o processo de emersão das vozes e a representação desses sujeitos no processo de pesquisa, contribuindo com a narrativa das vivências cotidianas das mesmas e para uma visão mais complexa e multifacetada do mundo infantil. Identificou-se nas fontes consultadas que o uso de jogos, histórias, desenhos, fotografias, dramatização, entre outros recursos e técnicas, promovem abordagens mais colaborativas e menos hierárquicas com crianças. Esse tipo de pesquisa, embora complexo, revela-se, também, mais inclusivo ao possibilitar a participação de crianças em situação de vulnerabilidade, em risco social e pessoal, institucionalizadas, com alguma deficiência ou outras particularidades, que por muitos anos foram invisibilizadas por meio de metodologias tradicionais de pesquisa.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Ribeiro da Costa, Universidade federal do Pará

Doutora e Mestra em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela UFPA. Formada em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Coordenadora do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA).

Lilia Iêda Chaves Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cássia Danielle Guimarães Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará e Bolsista de Iniciação Cientifica.

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Publicado

29.09.2025

Como Citar

Ribeiro da Costa, A. C., Chaves Cavalcante, L. I., & Guimarães Castro, C. D. (2025). METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: : contribuições da investigação científica no exercício do direito à participação de crianças. Periferia, 17(1), e87164. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87164

Edição

Seção

Artigos