“... ENTRE OUTROS” INCLUSÃO E INTERSECCIONALIDADE

um diálogo possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83821

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Pedagogia Cultural, Pós-graduação

Resumo

Neste artigo, relatamos as experiências pedagógicas provenientes da disciplina “Tópicos Especiais em Estudos Culturais: interseccionalidade e inclusão” lecionada conjuntamente por dois docentes no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As aulas possibilitaram articular a interseccionalidade e inclusão para pensar a realidade escolar. Além disso, discutimos as diferentes temáticas de pesquisa dos discentes. Contudo, mesmo com o empenho da turma em compreender esses dois conceitos, alguns alunos tiveram dificuldade de entendimento conceitual, o que pode ser visto em ações capacitistas ou erros de leitura/abordagem interseccional, o que é preocupante se pensarmos na urgência de se concretizar um espaço inclusivo nas escolas. 

Biografia do Autor

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora e Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Referências

AMARAL, Lígio Assumpção. Corpo desviante/Olhar perplexo. Psicologia, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 245-268, jan. 1994. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicousp/v5n1-2/a16v5n12.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jan. 2024.

BRASIL. Constituição (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Constituição (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência). Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 16 jan. 2024.

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André; SIERRA, Jamil Cabral. Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, maio/ago., p. 192-200, 2013.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, 171-188, 2002.

COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, São Paulo, v. 5, n. 1, jan., 2017.

DUQUE, Tiago. Lugar de corpo e diferenças no Pantanal. In: DROZDOWSKA-BROERING, Izabela; MARKENDORF, Marcio; OLIVEIRA, Geovana Quinalha de (Org.). Memórias do corpo: apagamentos. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, v. 1, p. 219-239, 2022.

FAVERO, Sofia. Cisgeneridades precárias: raça, gênero e sexualidade na contramão da política do relato. Bagoas, Natal, v. 13, n. 20, p. 169-197, jun., 2019.

FOGAÇA, Vitor Hugo Bueno; KLAZURA, Marcos Antonio. Pessoa com deficiência entre o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial: concepções em disputa. Emancipação, Ponta Grossa, v. 21, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/13408/209209214023. Acesso em: 16 jan. 2024.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade do saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Foucault uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

FURLIN, Neiva. Sujeito e agência no pensamento de Judith Butler: contribuições para a teoria social. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 395-403, jul., 2013.

HENNING, Carlos Eduardo. Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Mediações, Londrina, v. 20, n. 2, p. 97-128, 2015.

HIRANO, Luis Felipe Kojima. Marcadores sociais das diferenças: rastreando a construção de um conceito em relação à abordagem interseccional e a associação de categorias. In: HIRANO, Luis Felipe Kojima; ACUNA, Maurício; MACHADO, Bernardo Fonseca (Org.). Marcadores sociais das diferenças: fluxos, trânsitos e intersecções. Goiânia: Imprensa Universitária, 2019.

KYRILLOS, Gabriela de Moraes. Uma análise crítica sobre os antecedentes da interseccionalidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 1, 2020.

LÓPEZ, Denisse Brust; LOPES, Carlos Eduardo. O conceito de "lugar de fala": das possibilidades de delimitação aos riscos de esvaziamento conceitual. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 22, n. 55, p. 668-687, dez., 2022. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2022000300011&lng=pt&nrm=iso. acessos em 25 out., 2023.

MARCO, Victor di. Capacitismo: O mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020.

MARCHESAN, Andressa.; CARPENEDO, Rejane Fiepke. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, v. 17, n. 40, p. 45-55, 2021.

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 263-274, jul., 2008.

ORTNER, Sherry. Poder e projetos: reflexões sobre a agência. In: GROSSI, Miriam et al. (Org.). Conferências e Diálogos: saberes e práticas antropológicas. Brasília: ABA/ Nova Letra, p. 45-80, 2007.

SASSAKI, R. N. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, Ano XII, p. 10-16, mar./abr., 2009.

SILVA, Rita de Fátima da; SEABRA JÚNIOR, Luiz; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Educação física adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.

Downloads

Publicado

24.04.2025

Como Citar

Victor da Rosa, M., & Marina Brasiliano Salerno. (2025). “. ENTRE OUTROS” INCLUSÃO E INTERSECCIONALIDADE: um diálogo possível?. Periferia, 17(1), e83821. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83821

Edição

Seção

Dossiê