“... ENTRE OUTROS” INCLUSÃO E INTERSECCIONALIDADE
um diálogo possível?
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83821Palavras-chave:
Estudos Culturais, Pedagogia Cultural, Pós-graduaçãoResumo
Neste artigo, relatamos as experiências pedagógicas provenientes da disciplina “Tópicos Especiais em Estudos Culturais: interseccionalidade e inclusão” lecionada conjuntamente por dois docentes no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As aulas possibilitaram articular a interseccionalidade e inclusão para pensar a realidade escolar. Além disso, discutimos as diferentes temáticas de pesquisa dos discentes. Contudo, mesmo com o empenho da turma em compreender esses dois conceitos, alguns alunos tiveram dificuldade de entendimento conceitual, o que pode ser visto em ações capacitistas ou erros de leitura/abordagem interseccional, o que é preocupante se pensarmos na urgência de se concretizar um espaço inclusivo nas escolas.
Referências
AMARAL, Lígio Assumpção. Corpo desviante/Olhar perplexo. Psicologia, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 245-268, jan. 1994. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicousp/v5n1-2/a16v5n12.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jan. 2024.
BRASIL. Constituição (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 out. 2024.
BRASIL. Constituição (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência). Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 16 jan. 2024.
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André; SIERRA, Jamil Cabral. Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, maio/ago., p. 192-200, 2013.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, 171-188, 2002.
COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, São Paulo, v. 5, n. 1, jan., 2017.
DUQUE, Tiago. Lugar de corpo e diferenças no Pantanal. In: DROZDOWSKA-BROERING, Izabela; MARKENDORF, Marcio; OLIVEIRA, Geovana Quinalha de (Org.). Memórias do corpo: apagamentos. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, v. 1, p. 219-239, 2022.
FAVERO, Sofia. Cisgeneridades precárias: raça, gênero e sexualidade na contramão da política do relato. Bagoas, Natal, v. 13, n. 20, p. 169-197, jun., 2019.
FOGAÇA, Vitor Hugo Bueno; KLAZURA, Marcos Antonio. Pessoa com deficiência entre o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial: concepções em disputa. Emancipação, Ponta Grossa, v. 21, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/13408/209209214023. Acesso em: 16 jan. 2024.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade do saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Foucault uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
FURLIN, Neiva. Sujeito e agência no pensamento de Judith Butler: contribuições para a teoria social. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 395-403, jul., 2013.
HENNING, Carlos Eduardo. Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Mediações, Londrina, v. 20, n. 2, p. 97-128, 2015.
HIRANO, Luis Felipe Kojima. Marcadores sociais das diferenças: rastreando a construção de um conceito em relação à abordagem interseccional e a associação de categorias. In: HIRANO, Luis Felipe Kojima; ACUNA, Maurício; MACHADO, Bernardo Fonseca (Org.). Marcadores sociais das diferenças: fluxos, trânsitos e intersecções. Goiânia: Imprensa Universitária, 2019.
KYRILLOS, Gabriela de Moraes. Uma análise crítica sobre os antecedentes da interseccionalidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 1, 2020.
LÓPEZ, Denisse Brust; LOPES, Carlos Eduardo. O conceito de "lugar de fala": das possibilidades de delimitação aos riscos de esvaziamento conceitual. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 22, n. 55, p. 668-687, dez., 2022. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2022000300011&lng=pt&nrm=iso. acessos em 25 out., 2023.
MARCO, Victor di. Capacitismo: O mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020.
MARCHESAN, Andressa.; CARPENEDO, Rejane Fiepke. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, v. 17, n. 40, p. 45-55, 2021.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 263-274, jul., 2008.
ORTNER, Sherry. Poder e projetos: reflexões sobre a agência. In: GROSSI, Miriam et al. (Org.). Conferências e Diálogos: saberes e práticas antropológicas. Brasília: ABA/ Nova Letra, p. 45-80, 2007.
SASSAKI, R. N. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, Ano XII, p. 10-16, mar./abr., 2009.
SILVA, Rita de Fátima da; SEABRA JÚNIOR, Luiz; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Educação física adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).