ESTÓRIAS QUE FAZEM MUNDOS E MUNDOS QUE FAZEM ESTÓRIAS:

exercícios poéticos em educações ambientais com estudantes da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86996

Palavras-chave:

Educação Ambiental; , O Menino e o mundo; , Fabulação especulativa; , Cinema; , Bolsa de ficção.

Resumo

Que invenções de mundo emergem em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) quando uma oficina com o cinema e as educações ambientais chama para uma conversa? Que movimentos especulativos são possíveis em experimentações pedagógicas disparadas por um filme de animação sem diálogos nem narração? Este texto traz questões acerca de uma pesquisa que entrelaçou educações ambientais e o filme brasileiro O menino e o mundo (2013). No filme, acompanhamos um menino que se lança no mundo proliferando deslocamentos sensíveis na medida em que se depara com multiplicidades de formas de ser e viver. A exibição do filme na escola foi acompanhada pelo convite para uma conversa a partir da pergunta: “Que movimentos você faz pelo mundo?”. Abrem-se, então, exercícios com a escrita que primeiro se debruçam sobre as reverberações do filme e depois se lançam à invenção de estórias a partir de imagens capturadas da película. Escrevemos sobre esta experiência na busca por escutar que estórias fazem mundos e que mundos fazem estórias, parafraseando Haraway. Ao se identificarem com o menino, tecendo conjecturas e explicações sobre como o ele age e vive, os estudantes entreabrem mundos (seus e do menino) que se encontram e se reinventam na sala de aula.

Biografia do Autor

Ana Paula Valle Pereira, Universidade Federal Fluminense

Professora de Ciências na rede municipal da cidade de Angra dos Reis - RJ. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Educação e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense

 Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

24.04.2025

Como Citar

Valle Pereira, A. P., & Vicentini de Sampaio, S. M. (2025). ESTÓRIAS QUE FAZEM MUNDOS E MUNDOS QUE FAZEM ESTÓRIAS:: exercícios poéticos em educações ambientais com estudantes da EJA. Periferia, 17(1), e86996. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86996

Edição

Seção

Dossiê