DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:
um levantamento com estudantes e egressos de uma universidade pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84841Palavras-chave:
Curso de Administração; , Desenvolvimento de Competências; , Atividades de Aprendizagem.Resumo
Neste estudo, objetivou-se analisar em que medida estudantes e egressos de um curso de graduação em Administração desenvolveram as competências previstas no projeto pedagógico do curso e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e identificar as atividades de aprendizagem consideradas importantes à aquisição dessas competências. Trata-se de uma pesquisa de levantamento do tipo survey, com amostra não probabilística de 103 graduandos e egressos do curso de Administração de uma universidade pública. Os dados foram analisados pela estatística descritiva simples. Os resultados mostram que a maior parte dos participantes considera ter desenvolvido, em alguma medida, as competências previstas no curso. Também, se evidencia a relevância das atividades de aprendizagem vivenciadas no processo de desenvolvimento das competências. As contribuições geradas por este estudo são práticas, na medida em que a identificação da visão, de estudantes e de egressos, sobre em que medida as competências previstas para o curso foram desenvolvidas, possibilita, aos gestores acadêmicos, o exame das lacunas de competências, ou seja, as áreas de competências em que os estudantes percebem não haver um bom nível de aquisição de saberes. Tendo em vista que a aquisição de competências se dá pela vivência de atividades de aprendizagem, os gestores acadêmicos também têm a possibilidade de examinar quais atividades se evidenciam mais ou menos relevantes ao desenvolvimento de competências, pelos estudantes. Tais informações se mostram úteis tanto ao processo de revisão do projeto pedagógico de curso quanto à orientação à atuação de docentes, na condução de atividades de aprendizagem.
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