INTEGRAÇÃO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO:
uma abordagem de pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84135Palavras-chave:
Fotografia; , Pedagogia de Projeto; , Arte.Resumo
O presente artigo apresenta uma experiência pedagógica através da fotografia como abordagem principal, a imagem. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição da fotografia no ensino, a partir dos estudos que apontam as teorias e as práxis como parte do processo de ensino e aprendizagem. Nesse aspecto, a pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da fotografia no ensino e na aprendizagem no ensino, a partir das ações de pedagogia de projetos em seus processos teóricos e práticos. O referencial teórico contemplou discussões acerca das artes visuais, fotografia, e pedagogia de projetos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram numa pesquisa ação, onde nela pode-se promover intervenções pedagógicas com propósitos para observação, entrevistas das aulas na perspectiva de pedagogia de projeto. Os dados obtidos revelam a importância da fotografia como metodologia de ensino eficaz, que alcança o aprendizado esperado e diversifica a didática docente em sua prática. Também apontam o despertamento para inovações no ensino aprendizagem, pois trabalhar com imagens gera diversas atitudes responsivas nesse protagonismo pedagógico. Assim, com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se importante a transdiciplinaridade e interdisciplinaridade em relação a arte fotográfica com todas as áreas do conhecimento, visto que a fotografia dialoga e auxilia em todos os campos da aprendizagem.
Referências
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Metodologia de Projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. 2014.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BESSA, Valéria. Teorias da Aprendizagem. 2. Ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.
BORGES, Maria Eliza Linhares. História & fotografia. 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília: DF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacional. Brasília: DF, 1998.
COMAZZETTO, L. R. et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 36, n. 1, p. 145-157, mar., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14148932016000100145&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 26/marc. 2024
COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias.2. ed.São Paulo,Cortez, 2013.
GOMES, P. Da escrita a imagem: da fotografia à subjetividade. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 62f, 1996.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LEITE, L.H.A. Pedagogia de Projetos: Intervenção no Presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão, v. 2, n. 8, p. 25 - 33, mar/abr 1996.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proporções. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium, n. 2, p. 5-23, 2000.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando Com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. São Paulo: Vozes, 2008.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Érica, 2005.
NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia de Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
ROLDÁN, J. Las Metodologias Artisticas de Investigación basadas en la fotografia. In: ROLDÁN, J.; MARIN, R. Metodologías artísticas de investigación en educación. Archidona, España: Aljibe, 2012
SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. Psicologia da Aprendizagem 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. Disponível em: https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/MD_PsicologiaAprendizagem.pdf. Acesso em: 10 marc.2024.
FOTOGRAFICA, Consultoria. Como fotografar produtos em casa com o celular ou câmera. You tube, 6 de julho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qFz091RA4LQ . Acesso em: 03 dez. 2024
WIETH, StefanyHepp. As potencialidades pedagógicas da fotografia como interface entre as mídias, tecnologia, o ensino e a aprendizagem da biologia. X AMPED SUL, Florianópolis, outubro, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1466-0.pdf .Acesso em:20 de jan. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).