INTEGRAÇÃO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO:

uma abordagem de pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84135

Palavras-chave:

Fotografia; , Pedagogia de Projeto; , Arte.

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência pedagógica através da fotografia como abordagem principal, a imagem. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição da fotografia no ensino, a partir dos estudos que apontam as teorias e as práxis como parte do processo de ensino e aprendizagem. Nesse aspecto, a pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da fotografia no ensino e na aprendizagem no ensino, a partir das ações de pedagogia de projetos em seus processos teóricos e práticos. O referencial teórico contemplou discussões acerca das artes visuais, fotografia, e pedagogia de projetos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram numa pesquisa ação, onde nela pode-se promover intervenções pedagógicas com propósitos para observação, entrevistas das aulas na perspectiva de pedagogia de projeto. Os dados obtidos revelam a importância da fotografia como metodologia de ensino eficaz, que alcança o aprendizado esperado e diversifica a didática docente em sua prática. Também apontam o despertamento para inovações no ensino aprendizagem, pois trabalhar com imagens gera diversas atitudes responsivas nesse protagonismo pedagógico. Assim, com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se importante a transdiciplinaridade e interdisciplinaridade em relação a arte fotográfica com todas as áreas do conhecimento, visto que a fotografia dialoga e auxilia em todos os campos da aprendizagem.

Biografia do Autor

Imara Queiroz Bispo, UFBA

Doutoranda em Dança (PPGDança – UFBA); Mestra em Ensino e Relações Étnicos-Raciais (PPGER – UFSB); Especialista em Mídias na Educação (UESB); Licenciada em Artes Visuais (UFRPE); Licenciada em Letras Vernáculas (UESC); Graduada em Pedagogia (UNISA). Professora de Arte no Municipio de Cairu - Bahia Contato: imaraqueiroz@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8114349519066694 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2245-2959

Walter Fonseca Pinto Júnior, UESC

Mestrando em Letras – PPGL- UESC0 Universidade Estadual de Santa Cruz; Especialista em Docência do Ensino Superior pela FERA; Licenciado em Letras pela UniFTC; Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE; Professor da Rede municipal de Educação em Itacaré – BA. Contato: pr.walter@hotmail.com; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4560154307899012 ; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4716-3945

Referências

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Metodologia de Projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. 2014.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BESSA, Valéria. Teorias da Aprendizagem. 2. Ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & fotografia. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília: DF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacional. Brasília: DF, 1998.

COMAZZETTO, L. R. et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 36, n. 1, p. 145-157, mar., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14148932016000100145&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 26/marc. 2024

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias.2. ed.São Paulo,Cortez, 2013.

GOMES, P. Da escrita a imagem: da fotografia à subjetividade. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 62f, 1996.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LEITE, L.H.A. Pedagogia de Projetos: Intervenção no Presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão, v. 2, n. 8, p. 25 - 33, mar/abr 1996.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proporções. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium, n. 2, p. 5-23, 2000.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando Com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. São Paulo: Vozes, 2008.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Érica, 2005.

NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia de Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

ROLDÁN, J. Las Metodologias Artisticas de Investigación basadas en la fotografia. In: ROLDÁN, J.; MARIN, R. Metodologías artísticas de investigación en educación. Archidona, España: Aljibe, 2012

SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. Psicologia da Aprendizagem 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. Disponível em: https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/MD_PsicologiaAprendizagem.pdf. Acesso em: 10 marc.2024.

FOTOGRAFICA, Consultoria. Como fotografar produtos em casa com o celular ou câmera. You tube, 6 de julho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qFz091RA4LQ . Acesso em: 03 dez. 2024

WIETH, StefanyHepp. As potencialidades pedagógicas da fotografia como interface entre as mídias, tecnologia, o ensino e a aprendizagem da biologia. X AMPED SUL, Florianópolis, outubro, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1466-0.pdf .Acesso em:20 de jan. 2018

Downloads

Publicado

20.02.2025

Como Citar

Queiroz Bispo, I., & Fonseca Pinto Júnior, W. (2025). INTEGRAÇÃO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO: : uma abordagem de pesquisa-ação. Periferia, 17(1), e84135. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84135

Edição

Seção

Artigos