CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS E FAMILIARES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A DIMENSÃO LÚDICA NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84998

Palavras-chave:

Educação infantil, Brincadeira, Ludicidade, Famílias, Professores

Resumo

Este estudo considera as crianças como agentes sociais que criam suas próprias culturas infantis. A brincadeira, vista como parte essencial do universo infantil, está ligada à ludicidade e à criatividade. A perspectiva teórica adotada baseia-se na abordagem sócio-histórica e nos estudos sociais da infância. O objetivo foi analisar as concepções das professoras da Educação Infantil e dos familiares de crianças nessa etapa do ensino sobre a brincadeira na infância. A pesquisa utilizou a técnica de grupos focais, nos quais foram realizadas gravações em áudio das falas dos participantes que depois foram transcritas. Os registros foram organizados por temáticas para a construção de análises interpretativas. De forma geral, observou-se a diversidade de interpretações e entendimentos em relação ao papel desempenhado pela brincadeira na infância, não apenas no aspecto lúdico e recreativo, mas também como ferramenta pedagógica e promotora de aprendizagem. Enquanto as famílias destacam a brincadeira, dirigida na Educação Infantil, as professoras percebem também a função da brincadeira livre nessa etapa do ensino. Por fim, sugere-se a realização de estudos in loco que reflitam sobre questões que articulem a temática da brincadeira com outras temáticas, como relações de gênero, raça ou classe social, tendo como foco a análise comparativa das percepções dos familiares e dos profissionais da Educação Infantil. Essa abordagem tem implicações para as práticas docentes na Educação Infantil e pode promover um importante debate para a garantia do direito à educação e à brincadeira das crianças.

Biografia do Autor

MARIA DAS GRAÇAS D SILVA LINS MANZI, FUNDAJ

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco / Fundação Joaquim Nabuco (UFRPE/FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil. Professora de EJA na Escola Municipal Dona Brites de Albuquerque, Olinda, Pernambuco, Brasil. Coordenadora Pedagógica na Creche Municipal Ame as Crianças, Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: mariamanzi90@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0927498793166214 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8846-2952 

PATRICIA MARIA UCHÔA SIMÕES, FUNDAJ

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco / Fundação Joaquim Nabuco (UFRPE/FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: pusimoes@gmail.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6092765541235788 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1606-7894 

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

D SILVA LINS MANZI, M. D. G., & MARIA UCHÔA SIMÕES, P. (2025). CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS E FAMILIARES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A DIMENSÃO LÚDICA NA INFÂNCIA. Periferia, 17(1), e84687. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84998

Edição

Seção

Artigos