VIVÊNCIAS, INACABAMENTOS E ENCONTROS COM A DIFERENÇA:
diálogos com aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87642Palavras-chave:
Práticas educativas; , Ensino de Geografia; , Comunidade de aprendizagem; , Estudos bakhtinianos; , Teoria histórico-cultural.Resumo
O texto discute questões referentes às relações dos processos de aprendizagens e de escolhas metodológicas, a partir da oferta da disciplina Práticas Educativas II em Geografia. Trata-se de um relato de vivências, com ênfase nas concepções da ementa, na organização dos eixos analíticos e de seus respectivos desdobramentos. A proposta metodológica apresentada dialoga com o conceito de comunidade de aprendizagem e com uma introdução à pesquisa, alçando voos para uma constelação conceitual, a partir de autores que renuem possibilidades analíticas de congruência com a proposta. Assumir o diálogo, a enunciação e a escuta atenta são atos imprescindíveis nos processos de aprendizagem, atravessados no espaço organizado na concepção de roda de conversas. A escolha dos intercessores estéticos possibilitou outras relações avaliativas. Contudo, aparecem as recusas silenciosas da proposta, sinalizadas na mecanização involuntária, encontradas nas enunciações. O artigo é inconclusivo, as provocações reflexivas aqui sugeridas são processuais, e as sugestões pedagógicas, as escolhas metodológicas ainda são particularidades de escolhas individuais e, por conseguinte, o compromisso com ato educativo, levando em consideração o desenvolvimento humano, é uma escolha ética, ou seja, um ato responsável que cada profissional assume a partir de suas escolhas.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes, 2003.
BARBIER, Reneé. A escuta sensível em educação. In: ANPEd, 5., 1992, Caxambu. Cadernos ANPEd. Porto Alegre: Anped, 1993.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo. Brasiliense, 1994.
COLLINS, Patrícia Hill e BILGE Sirma. Interseccionalidade. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
CORAZZA, Sandra Mara. Caderno de Notas 3: Didaticário de criação: aula cheia. Coleção Escrileituras. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hb94QRyPfDmKPhstrzCwCq24Q3ys1niZ/view
Acesso em: 15 jul. 2024.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos. Pedro & João Editores, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco. 15. ed. 2005.
HOOKS, Bell. Ensinado a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
MELLO, Marisol, Barenco e MIOTELLO, Waldemir. Questões bakhtinianas para uma Heterociência humana. Revista Teias. Rio de Janeiro. v. 13, n. 31. Maio/Ago. 2013. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24340/17318. Acesso em: 15 jul. 2024.
PEREIRA, Luiz Miguel. A influência do pensamento filosófico de Spinoza na
elaboração da teoria histórico-cultural por Vigotski: um breve panorama. In: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo; LOPES, Jader Janer Moreira; PEREIRA, Luiz Miguel. [Orgs.] A ciência romântica de Luria: contextos de uma época e estudos contemporâneos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
ROSA, João Guimarães. A terceira margem do rio. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2001.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TODOROV, Tzevetan. Prefácio à edição francesa. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2011.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e Criação na infância: ensaio psicológico livro para professores.Trad. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/4VnMkhXjM8ztYKQrRY4wfYC/?lang=pt. Acesso em: 17 jul. 2024.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade. Campinas, ano XXI, n. 71, Julho/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hgR8T8mmTkKsNq7TsTK3kfC/?form. Acesso em: 17 jul. 2024.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. El desarrollo de los processos psicológicos superiores. Barcelona ES. Editorial Crítica. 2008.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaievich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos. Pedro & João Editora. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).