VIVÊNCIAS, INACABAMENTOS E ENCONTROS COM A DIFERENÇA:

diálogos com aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87642

Palavras-chave:

Práticas educativas; , Ensino de Geografia; , Comunidade de aprendizagem; , Estudos bakhtinianos; , Teoria histórico-cultural.

Resumo

O texto discute questões referentes às relações dos processos de aprendizagens e de escolhas metodológicas, a partir da oferta da disciplina Práticas Educativas II em Geografia. Trata-se de um relato de vivências, com ênfase nas concepções da ementa, na organização dos eixos analíticos e de seus respectivos desdobramentos. A proposta metodológica apresentada dialoga com o conceito de comunidade de aprendizagem e com uma introdução à pesquisa, alçando voos para uma constelação conceitual, a partir de autores que renuem possibilidades analíticas de congruência com a proposta. Assumir o diálogo, a enunciação e a escuta atenta são atos imprescindíveis nos processos de aprendizagem, atravessados no espaço organizado na concepção de roda de conversas. A escolha dos intercessores estéticos possibilitou outras relações avaliativas. Contudo, aparecem as recusas silenciosas da proposta, sinalizadas na mecanização involuntária, encontradas nas enunciações. O artigo é inconclusivo, as provocações reflexivas aqui sugeridas são processuais, e as sugestões pedagógicas, as escolhas metodológicas ainda são particularidades de escolhas individuais e, por conseguinte, o compromisso com ato educativo, levando em consideração o desenvolvimento humano, é uma escolha ética, ou seja, um ato responsável que cada profissional assume a partir de suas escolhas.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho Giordani, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia pela UFRGS, professora do departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da de Geografia da UFF.

Luiz Miguel Pereira, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ

 Doutor em Educação pela UFF, Pós-doutorando em Geografia pela UFF.

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Publicado

24.04.2025

Como Citar

Giordani, A. C. C., & Pereira, L. M. (2025). VIVÊNCIAS, INACABAMENTOS E ENCONTROS COM A DIFERENÇA: : diálogos com aprendizagens . Periferia, 17(1), e87642. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87642

Edição

Seção

Dossiê