“O ARRASTA POVO DO PARÁ” A (RE)EXISTÊNCIA DAS RUAS: Possibilidades do Melody e Tecno-Melody a partir das Intersubjetividades Culturais

Possibilidades do Melody e Tecno-Melody a partir das Intersubjetividades Culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86647

Palavras-chave:

Educação Física, Melody e tecno-melody, Identidade Cultural.

Resumo

“O Arrasta Povo do Pará” A (Re)Existência das Ruas: Possibilidades do Melody e Tecno-Melody a partir das Intersubjetividades Culturais trata da contextualização do ensino do melody e tecno-melody e suas contribuições no processo formativo do educando, tanto na apreensão do fenômeno melody e tecno-melody quanto na afirmação da sua identidade, tematizando uma discussão cultural dentro das aulas de Educação Física. Sob esse viés, o objetivo geral é analisar os desafios e as possibilidades da utilização do melody e tecno-melody nas aulas de Educação Física, na perspectiva da (re)existência da identidade cultural paraense. É uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa (Gerhard; Silveira, 2009) com o enfoque fenomenológico (Richardson, 2017). Os participantes da pesquisa são Atores Culturais atuantes no mercado do melody e tecno-melody. A coleta de dados sucede a partir das percepções de determinados aspectos da realidade, através de uma entrevista semiestruturada (May, 2004), e o trato com os dados obtidos baseia-se a partir da “análise temática” (Minayo, 2004). O resultado demonstra que o ensino do melody e tecno-melody nas aulas de Educação Física é de grande importância para o processo formativo do Educando e aponta novas possibilidades para o enriquecimento da práxis pedagógica. Compreende a escola como um ambiente construído a partir da pluralidade cultural, composta de traços importantes para a construção de identidades e pertencimentos, abrangendo um recorte social e cultural que inclui aspectos sociais, históricos e estéticos do melody e tecno-melody.

 

Biografia do Autor

Jollie Nascimento, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes pela UFPA; Especialista em Antropologia e Fundamentos da Educação Social; Licenciada em Educação Física pela UEPA; Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-8055-8220; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8914281432189413 Email: jollienascimento73@gmail.com

 

Adnelson Araújo dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás  (UFG). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialização em Metodologia da Educação Superior; Especialização em Gestão Escolar. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

13.10.2025

Como Citar

Nascimento Pinto, J. K., & Araújo dos Santos, A. (2025). “O ARRASTA POVO DO PARÁ” A (RE)EXISTÊNCIA DAS RUAS: Possibilidades do Melody e Tecno-Melody a partir das Intersubjetividades Culturais : Possibilidades do Melody e Tecno-Melody a partir das Intersubjetividades Culturais . Periferia, 17(1), e86647. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.86647

Edição

Seção

Artigos