PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO TEA:

rotas para o docente inclusivo

Autores

  • Cassia Dejanira Vieira da Silva UNIRIO
  • Luciana Silva Torres Matsushita UNIRIO
  • Giselle Torres Fernandes UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87491

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista;, Práticas pedagógicas;, Educação Infantil;

Resumo

 O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem provocado grande tensão e interesse em práticas bem-sucedidas e em inovações para a inclusão, estimulando docentes na procura por soluções aos desafios do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Infantil. Em contrapartida, as famílias das crianças com TEA, respaldadas pelas leis e pela ciência que corrobora a essencialidade da interação social, procuram as turmas regulares para oportunizar a inclusão. Percebe-se que o professor, diante dos desafios de ofertar uma educação de qualidade sem a qualificação necessária, busca caminhos para este atendimento. Desta forma, esta pesquisa de cunho qualitativo tem o objetivo de encontrar as melhores rotas contributivas para a elaboração das práticas pedagógicas para o TEA na Educação Infantil, tornando-se um aporte para o docente inclusivo. A pesquisa fundamentou-se na análise de Freire (2001, 2007, 2015) e Vigotski (2021, 2022) e na revisão de literatura sobre a temática a partir de publicações de caráter relevante acessados na base de dados aberta do Google Acadêmico, dos últimos quatro anos (2021-24). Elegeu-se a Educação Infantil como espaço propício para a pesquisa das práticas pedagógicas de inclusão para o TEA. Como considerações finais, tem-se que é essencial que as práticas pedagógicas de Educação Infantil para estudantes com o TEA atendam às necessidades específicas destas crianças por meio de trilhas de inclusão a serem seguidas pelos docentes. Aponta-se como estratégia essencial para a constituição de políticas públicas e institucionais o foco na formação docente, nas práticas pedagógicas e na parceria entre escola e famílias. 

Biografia do Autor

Cassia Dejanira Vieira da Silva, UNIRIO

Graduada em Pedagogia (UNIRIO), professora Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ. Contato: cassiadejanira@edu.unirio.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7143296546834930 ; ORCID: https://orcid.org/0009-0003-6271-4316

Luciana Silva Torres Matsushita, UNIRIO

Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV) e Doutoranda em Educação (UNIRIO), professora adjunta UNIRIO. Contato: luciana.matsushita@unirio.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9251093117216704 ; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1170-4463

 

Giselle Torres Fernandes, UFRJ

Psicóloga (UFRJ), Professora e Assistente Social Clínica, Hope Therapeutics in Pennsylvania USA. Contato: giszfernandes@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8624-1624

Referências

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Publicado

20.10.2025

Como Citar

Dejanira Vieira da Silva, C., Silva Torres Matsushita, L., & Torres Fernandes, G. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO TEA: : rotas para o docente inclusivo. Periferia, 17(1), e87491. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87491

Edição

Seção

Artigos