POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO HACKER PARA ARTICULAÇÃO DE AMBIÊNCIAS FORMATIVAS INCLUSIVAS EM CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87190Palavras-chave:
Educações, Educação Hacker, Educação em Direitos Humanos, Colaboração, Tecnologias DigitaisResumo
Tomando como referência as vivências construídas ao longo do período de execução do projeto de intervenção e pesquisa “Conexão Escola Mundo” - que integrou um conjunto de estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) em Florianópolis e Salvador ao longo dos anos de 2017-2022, este artigo problematiza e discute a corrente necessidade de pluralização do termo educação, ao mesmo tempo em que sejam construídas ambiências formativas escolares fundamentalmente inclusivas e alicerçadas na educação em direitos humanos sob a perspectiva da educação hacker. Os estudos teóricos realizados contemplaram autores(as) que investigam a atuação estratégica da escola para o fomento da cidadania no tempo presente e que pautam a importância da atuação docente desenvolvida em regime de colaboração visando processos formativos de caráter contínuo. A opção metodológica envolveu a produção de dados por meio de entrevistas e transcrições seguidas de ciclos de codificação e análises individuais e coletivas. São estes dados, inclusive, que vem subsidiando a investida dos(as) pesquisadores(as) ligados ao projeto em diferentes abordagens analíticas após o seu encerramento. Entre as potencialidades identificadas no âmbito desta investigação, estão a retroalimentação de redes de sociabilidade entre jovens estudantes e destes com seus(as) professores(as); a constituição de processos horizontalizados de troca de saberes e produção de conhecimentos; e o fortalecimento de uma postura cidadã, consciente e atuante diante das assimetrias próprias do contexto sociocultural contemporâneo marcado pela inserção das tecnologias digitais.
Referências
HIMANEN, Pekka. A ética dos hackers e o espírito da era da informação: A diferença entre o bom e o mau hacker (F. Wolff, Trad.). Campus, 2001 (Trabalho original publicado 2001)
JIMENÉZ, Pedro. Algunas Ideas Sobre Tecnología, Aprendizaje Y Remezcla. In: Espanha: Zemos98, 2012. p. 301–324.
JOHNSON, Steven. Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
LAPA, Andrea. B., LANNA, Lucrécia. C., SILVA, S. Sabrina. Desafios da pesquisa ativista em educação. Revista Teias, 20(Esp), 2019. https://doi.org/10.12957/teias.2019.43336
LEMOS, André. A Tecnologia é um Vírus: Pandemia e cultura digital. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2021. v. 1
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MENEZES, Karina. Pirâmide da pedagogia hacker [vivências do (in)possível], 2022. EDUFBA.
PINHEIRO, Daniel Silva. Itinerância autoral docente para criação de materiais didáticos: Tensionamentos e potencialidades em tempos de cibercultura. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34903
PINHEIRO, Daniel S., MENEZES, Karina, CORDEIRO, Salete de Fátima. N. Criar de um jeito hacker: Experiências na/com a escola e a universidade. Perspectiva, 39(3), Artigo 3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72405
PRETTO, Nelson De Luca; LAPA, A. ; BARTOLOME, A. ; PIERREDU, M. ; BRUNET, K. S. ; LAPA, F. ; RAMOS, V. ; GOUVEIA, F. ; PEZZI, R. P. . Conexão Escola-mundo: espaços inovadores para a formação cidadã. In: TecnoX 4.0 - 4 Encontro Latino americano e caribenho de tecnologias livres, 2019, Porto Alegre/RS. Anais de Resumos: Éticas, direitos humanos e tecnologias livres. Porto Alegre/RS: Editora UFRGS, 2019. v. 01. p. 13-14.
PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. v. 1
SANTOS, Rosemary. Formação de formadores e educação superior na cibercultura: itinerâncias de grupos de pesquisa no Facebook. 183 f. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).