POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO HACKER PARA ARTICULAÇÃO DE AMBIÊNCIAS FORMATIVAS INCLUSIVAS EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87190

Palavras-chave:

Educações, Educação Hacker, Educação em Direitos Humanos, Colaboração, Tecnologias Digitais

Resumo

Tomando como referência as vivências construídas ao longo do período de execução do projeto de intervenção e pesquisa “Conexão Escola Mundo” - que integrou um conjunto de estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) em Florianópolis e Salvador ao longo dos anos de 2017-2022, este artigo problematiza e discute a corrente necessidade de pluralização do termo educação, ao mesmo tempo em que sejam construídas ambiências formativas escolares fundamentalmente inclusivas e alicerçadas na educação em direitos humanos sob a perspectiva da educação hacker. Os estudos teóricos realizados contemplaram autores(as) que investigam a atuação estratégica da escola para o fomento da cidadania no tempo presente e que pautam a importância da atuação docente desenvolvida em regime de colaboração visando processos formativos de caráter contínuo. A opção metodológica envolveu a produção de dados por meio de entrevistas e transcrições seguidas de ciclos de codificação e análises individuais e coletivas. São estes dados, inclusive, que vem subsidiando a investida dos(as) pesquisadores(as) ligados ao projeto em diferentes abordagens analíticas após o seu encerramento. Entre as potencialidades identificadas no âmbito desta investigação, estão a retroalimentação de redes de sociabilidade entre jovens estudantes e destes com seus(as) professores(as); a constituição de processos horizontalizados de troca de saberes e produção de conhecimentos; e o fortalecimento de uma postura cidadã, consciente e atuante diante das assimetrias próprias do contexto sociocultural contemporâneo marcado pela inserção das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Daniel Silva Pinheiro, Universidade Federal do Sul da Bahia

 Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, Bahia. Doutor em Educação.

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Publicado

24.04.2025

Como Citar

Silva Pinheiro, D. (2025). POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO HACKER PARA ARTICULAÇÃO DE AMBIÊNCIAS FORMATIVAS INCLUSIVAS EM CONTEXTO ESCOLAR. Periferia, 17(1), e87190. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87190

Edição

Seção

Dossiê