GABRIELA ACCIOLY
um olhar sobre a educação inclusiva no bairro da Sapiranga-Coité
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.87693Palavras-chave:
Biografia; , Educação Inclusiva; , Educação de Mulheres.Resumo
O estudo trata da história de vida de uma educadora que atuou no bairro da Sapiranga-Coité. Objetivou biografar a professora Gabriela Accioly com ênfase nas suas contribuições para educação especial na cidade de Fortaleza-CE. A pesquisa amparou-se teoricamente nos pressupostos da Nova História Cultural (Burke, 2021) e na metodologia da História Oral (Alberti, 2004; Meihy; Holanda, 2023). Os resultados apontam que Gabriela Accioly conseguiu implantar um projeto educativo inclusivo e diferenciado com a colaboração de uma equipe de estudantes em Psicologia para avaliar o processo de desenvolvimento e da aprendizagem escolar dos estudantes, projeto este que gerou visibilidade à biografada tornando-a referência no campo da educação inclusiva. Ela é fundadora e responsável pelo Espaço Multidisciplinar Tia Gabi, instituição referência na atuação com crianças com deficiência e dificuldades da aprendizagem.
Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 11 de julho 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 30 de agosto 2024.
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Tradução: Sérgio Góes de Paula. 3ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2021.
COSTA, Francisco Joel Magalhães; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. História das mulheres: formação docente, lutas e conquistas. Educação & Formação, [S. l.], v. 7, p. e8015, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8015. Acesso em: 15 set. 2024.
COSTA, Raynara Maciel da; COSTA, Maria Aparecida Alves da; CARVALHO, Scarlett O’hara Costa. Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49128, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49128. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9128. Acesso em: 15 set. 2024.
DOSSE, François. O desafio biográfico – Escrever uma vida. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. 2.ed., 1 reimp. São Paulo: USP, 2022.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristine; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Hilda Agnes Hübner Flores: história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 63, p. 207-222, 29 set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10966 Acesso em: 11 jul. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922 Acesso em: 11 jul. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 16 dez. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; COSTA, Maria Aparecida Alves da; LEITE, H. de O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i01.13775. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 11 jul. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; LIMA, Ana Michele da Silva; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 28 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SA, Évila Cristina Vasconcelos de. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 29 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTOS, Hannah Franklin dos; FREIRE, Vitória Chérida Costa. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 29 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Náhiry Maria Clarindo de; HERNÁNDEZ DIAZ, José María. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARVALHO, Scarlett O'hara Costa. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 28 abr. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.
OLIVEIRA, A. N. de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4912 Acesso em: 11 jul. 2024.
FIORUCCI, Rodolfo. Considerações acerca da História do tempo presente. Revista Espaço Acadêmico, Anápolis, v. 11, n. 125. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12565/7985 Acesso em: 11 jul. 2024.
IBGE (2022). Senso demográfico de 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/fortaleza.html Acesso em: 22 de jul 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LOPES, Tânia Maria Rodrigues; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.9771/re.v9i3.35197. Acesso em: 11 jul. 2024.
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 2 ed. – São Paulo: Contexto, 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. A escola que queremos para todos. Curitiba: CRV, 2022.
NOGUEIRA, Aurinete Alves; CUNHA, Fernanda Ielpo da; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Trajetória de Vida e Formação Profissional da Professora Fátima Sampaio da Silva (1972-1994). Educação & Formação, [S. l.], v. 8, p. e11937, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11937. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11937. Acesso em: 15 set. 2024.
ORRÚ, Sílvia Ester. Aprendizes com autismo: aprendizagem por eixos de interesse em espaços não excludentes, Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
PALMEIRA, Cindy Rebouças. Produção de bairros segregados socioespacialmente: uma análise a partir do bairro Sapiranga, Fortaleza, Ceará. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2020-4913/32689 . Acesso em: 22 de jul 2024.
Prefeitura de Fortaleza. A cidade. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/ Acesso: 22 de jul 2024.
RODRIGUES, Rui Martinho. Biografias e Gênero. In: FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério (Org.). Biografias de Mulheres. Fortaleza: EdUece, 2015, p. 54-70.
SOUZA, Cristina Lemos; BRANDENBURG, Cristine; ARAÚJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues. Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48254, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48254. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8254. Acesso em: 15 set. 2024.
XAVIER, Antônio Roberto; FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELHOS, José Gerardo (orgs). História, Memória e educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos. Fortaleza: EdUECE, 2018.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (org.). Itinerários de pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).