REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA:
O que se mostra sobre evasão na Educação de Jovens e Adultos?
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84449Palavras-chave:
Modalidade de ensino;, Abandono escolar; , Permanência estudantil.Resumo
Este estudo buscou identificar o que os artigos científicos da última década (2013-2023) mostram sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que oito artigos, colhidos no Portal de Periódicos da Capes, na Scopus e na Scielo, foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e via software IRaMuTeQ. Como resultados, foi possível construir quatro categorias: 1) contexto das publicações; 2) objetivos das pesquisas; 3) problemas das pesquisas; e 4) perfil dos sujeitos da EJA. Os estudos de Fernandes; Oliveira (2020), Ostrovski; Correia (2018), Julião; Ferreira (2018) e Bossa (2019) auxiliaram no entendimento sobre evasão e permanência. Autores como Arroyo (2006, 2011), Dayrell (2015) e Campelo (2009) foram utilizados como referenciais para discutir sobre EJA. Os resultados indicam que cinco pesquisas foram desenvolvidas no âmbito da Educação Básica (três no Ensino Fundamental e duas no Ensino Médio). Os objetivos das pesquisas são descritivos, exploratórios e explicativos. Neste último, verbos como analisar, compreender, discutir e refletir delimitam a pesquisa. Os problemas de pesquisa perpassam pela evasão (A1 e A7), pela permanência (A2, A4, A6 e A8) e pelas características da modalidade EJA (A3 e A5). O perfil demonstra uma modalidade com características próprias, orientada pelo compromisso de valorizar e respeitar a cultura e a história dos sujeitos.
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