O Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896Palavras-chave:
Formação de professores; , Tecnologias digitais; , Webquest; , Aprendizagem ativa.Resumo
As práticas pedagógicas mediadas pelo uso de tecnologias digitais e objetos digitais de aprendizagem tem intensificado discussões frequentes no meio educacional, por configurarem novas metodologias que exigem a formação de professores para o uso dos diversos recursos disponíveis ao ensino. Frente a essa questão, o objetivo da pesquisa visa discutir a importância da formação docente da área de Linguagem para o uso de tecnologias digitais e apresentar o Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica, demonstrando o seu uso aplicado ao ensino na área de Linguagens. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, básica, descritiva e exploratória, considerando as limitações, potencialidades e desafios apresentados em torno da formação docente e do uso do ODA webquest. Logo, espera-se que esse estudo ao possibilitar a investigação sobre a formação de professores para o uso Objetos Digitais de Aprendizagem como forma de compreender as lacunas sobre o assunto, sirva como fonte para pesquisas futuras, provocando reflexões sobre a importância do ODA webquest, como recurso para proporcionar maior dinamismo no ensino.
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