The Digital Learning Object webquest as one of the possibilities for improving pedagogical practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896

Keywords:

Teacher education; , Digital technologies; , Webquest,, active learning.

Abstract

Pedagogical practices mediated by the use of digital technologies and digital learning objects have intensified frequent discussions in the educational environment, as they configure new methodologies that require the training of teachers for the use of the various resources available for teaching. In this way, the objective of the research is to discuss the importance of teacher training in the area of Language for the use of digital technologies and to present the Digital Learning Object webquest as one of the possibilities of improving pedagogical practice, demonstrating its use applied to teaching in the area of Languages. As for the methodological procedures, it is a qualitative, basic, descriptive and exploratory research, considering the limitations, potentialities and challenges presented around teacher training and the use of ODA webquest. Therefore, it is hoped that this study, which made it possible to investigate the training of teachers for the use of Digital Learning Objects and to understand the gaps on the subject, will serve as a source for future research, provoking reflections on the importance of the ODA webquest, as a resource to provide greater dynamism in teaching.

 

Author Biographies

Lady, IFMT

Mestranda em Ensino pelo PPGEN/IFMT-UNIC. Possui graduação em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001).Professora efetiva na rede estadual de educação do Estado de Mato Grosso com atuação na disciplina de Língua Portuguesa. Possui Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE. Atua como professora na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, município de Nova Xavantina-MT. Tem experiência em pesquisa sobre novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa. Lattes http://lattes.cnpq.br/3430171309646164, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3834-8320 

Madam, UNIC

Pós-Doutorado em Educação pela UCDB - MS (2020). Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2015); Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT (2007); especialista e Tecnologia Educacional pela PUC-RJ (2009) e Graduada em Letras pela UFMT (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Línguas Portuguesa - Leitura e Produção de Texto; uso de Tecnologias no Ensino e Formação Docente. Atua como professora credenciada da UNIC e UNOPAR, coordenadora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino, Letramentos, Linguagens e suas Tecnologias (GPELLTEC/UNIC) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Literatura (GPELL/IFMT), com trabalhos voltados à Formação Docente e ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em contextos presenciais e digitais. Lattes https://orcid.org/0000-0001-8222-1293  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8222-1293

Sir, IFMT

Doutor em Estudos Literários PPGEL - Unemat; Mestre em Ensino IFMT/UNIC, realizou estágio pós-doutoramento na Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal. Atualmente é professor do IFMT - Instituto Federal Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo e do Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN/IFMT - Campus Cuiabá. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Literatura e Línguas - GPELL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna: Inglês. Desenvolve pesquisas principalmente relacionadas às seguintes temáticas: formação de leitores, escrita criativa e crítica literária com base na teoria do imaginário. É escritor, tendo publicado os romances: Apenas um sonho (2007), A face oculta (2010, 2024), No tempo dos sonhos (2011), O diário das eras (2013), Pedras da meia-noite (2015), O castelo de sombras (2021), Uma aventura na Terra da Magia (2021) e o livro de contos: Aula de Literatura (2023). Lattes http://lattes.cnpq.br/1183446644029776  ORCID https://orcid.org/0000-0001-9498-8248

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Published

31.01.2025

How to Cite

de Almeida Lima, Z., Cláudia Lúcia Landgraf Valério, C. L., & Pereira, M. A. (2025). The Digital Learning Object webquest as one of the possibilities for improving pedagogical practice. Periferia, 17(1), e83896. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896

Issue

Section

Articles