O Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896

Palavras-chave:

Formação de professores; , Tecnologias digitais; , Webquest; , Aprendizagem ativa.

Resumo

As práticas pedagógicas mediadas pelo uso de tecnologias digitais e objetos digitais de aprendizagem tem intensificado discussões frequentes no meio educacional, por configurarem novas metodologias que exigem a formação de professores para o uso dos diversos recursos disponíveis ao ensino. Frente a essa questão, o objetivo da pesquisa visa discutir a importância da formação docente da área de Linguagem para o uso de tecnologias digitais e apresentar o Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica, demonstrando o seu uso aplicado ao ensino na área de Linguagens. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, básica, descritiva e exploratória, considerando as limitações, potencialidades e desafios apresentados em torno da formação docente e do uso do ODA webquest. Logo, espera-se que esse estudo ao possibilitar a investigação sobre a formação de professores para o uso Objetos Digitais de Aprendizagem como forma de compreender as lacunas sobre o assunto, sirva como fonte para pesquisas futuras, provocando reflexões sobre a importância do ODA webquest, como recurso para proporcionar maior dinamismo no ensino.

 

Biografia do Autor

Zuleick de Almeida Lima, IFMT

Mestranda em Ensino pelo PPGEN/IFMT-UNIC. Possui graduação em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001).Professora efetiva na rede estadual de educação do Estado de Mato Grosso com atuação na disciplina de Língua Portuguesa. Possui Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE. Atua como professora na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, município de Nova Xavantina-MT. Tem experiência em pesquisa sobre novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa. Lattes http://lattes.cnpq.br/3430171309646164, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3834-8320 

Cláudia Lucia Cláudia Lúcia Landgraf Valério, UNIC

Pós-Doutorado em Educação pela UCDB - MS (2020). Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2015); Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT (2007); especialista e Tecnologia Educacional pela PUC-RJ (2009) e Graduada em Letras pela UFMT (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Línguas Portuguesa - Leitura e Produção de Texto; uso de Tecnologias no Ensino e Formação Docente. Atua como professora credenciada da UNIC e UNOPAR, coordenadora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino, Letramentos, Linguagens e suas Tecnologias (GPELLTEC/UNIC) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Literatura (GPELL/IFMT), com trabalhos voltados à Formação Docente e ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em contextos presenciais e digitais. Lattes https://orcid.org/0000-0001-8222-1293  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8222-1293

Marcos Aparecido Pereira, IFMT

Doutor em Estudos Literários PPGEL - Unemat; Mestre em Ensino IFMT/UNIC, realizou estágio pós-doutoramento na Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal. Atualmente é professor do IFMT - Instituto Federal Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo e do Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN/IFMT - Campus Cuiabá. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Literatura e Línguas - GPELL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna: Inglês. Desenvolve pesquisas principalmente relacionadas às seguintes temáticas: formação de leitores, escrita criativa e crítica literária com base na teoria do imaginário. É escritor, tendo publicado os romances: Apenas um sonho (2007), A face oculta (2010, 2024), No tempo dos sonhos (2011), O diário das eras (2013), Pedras da meia-noite (2015), O castelo de sombras (2021), Uma aventura na Terra da Magia (2021) e o livro de contos: Aula de Literatura (2023). Lattes http://lattes.cnpq.br/1183446644029776  ORCID https://orcid.org/0000-0001-9498-8248

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Publicado

31.01.2025

Como Citar

de Almeida Lima, Z., Cláudia Lúcia Landgraf Valério, C. L., & Pereira, M. A. (2025). O Objeto Digital de Aprendizagem webquest como uma das possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica. Periferia, 17(1), e83896. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83896

Edição

Seção

Artigos