ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM USO DA REALIDADE AUMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84606Palavras-chave:
Realidade Aumentada; , Sólidos Geométricos; , Ensino de Matemática; , Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente estudo analisa o impacto da Realidade Aumentada (RA) no ensino de sólidos geométricos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender não apenas sua previsão técnica, mas também sua contribuição para uma aprendizagem significativa e contextualizada . Uma pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental na modalidade EJA, com idades entre 18 e 50 anos , utilizando atividades práticas e o aplicativo Sólidos RA para a exploração de conceitos geométricos. Os resultados indicam que a RA, além de fornecer uma abordagem inovadora e atraente, possibilita a ressignificação dos conceitos matemáticos ao aproximá-los da realidade dos estudantes. A tecnologia favoreceu a compreensão de sólidos geométricos ao oferecer visualização interativa tridimensional, permitindo que os alunos estabelecessem relações entre os conceitos matemáticos e sua aplicação cotidiana. No entanto, observou-se que a eficácia da RA no ensino da EJA não pode ser reduzida à memorização de nomenclaturas e classificações, sendo necessário considerar sua capacidade de estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Dessa forma, a integração da RA ao ensino de sólidos geométricos na EJA se apresenta como uma ferramenta potencialmente transformadora, indo além do aspecto tecnológico para promover uma experiência educacional mais contextualizada, engajadora e significativa.
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