ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM USO DA REALIDADE AUMENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84606

Palavras-chave:

Realidade Aumentada; , Sólidos Geométricos; , Ensino de Matemática; , Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente estudo analisa o impacto da Realidade Aumentada (RA) no ensino de sólidos geométricos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender não apenas sua previsão técnica, mas também sua contribuição para uma aprendizagem significativa e contextualizada . Uma pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental na modalidade EJA, com idades entre 18 e 50 anos , utilizando atividades práticas e o aplicativo Sólidos RA para a exploração de conceitos geométricos. Os resultados indicam que a RA, além de fornecer uma abordagem inovadora e atraente, possibilita a ressignificação dos conceitos matemáticos ao aproximá-los da realidade dos estudantes. A tecnologia favoreceu a compreensão de sólidos geométricos ao oferecer visualização interativa tridimensional, permitindo que os alunos estabelecessem relações entre os conceitos matemáticos e sua aplicação cotidiana. No entanto, observou-se que a eficácia da RA no ensino da EJA não pode ser reduzida à memorização de nomenclaturas e classificações, sendo necessário considerar sua capacidade de estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Dessa forma, a integração da RA ao ensino de sólidos geométricos na EJA se apresenta como uma ferramenta potencialmente transformadora, indo além do aspecto tecnológico para promover uma experiência educacional mais contextualizada, engajadora e significativa.

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino da Universidade Federal do Ceará (RENOEN - UFC); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (ENCIMA - UFC). Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor de Matemática na Rede Estadual do Ceará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9028281383409966. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6608-5452.

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino da Universidade Federal do Ceará (RENOEN - UFC); Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PROFMAT- UFERSA). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do (UFC). Professor de Matemática na Rede Municipal de Fortaleza/CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9157474657085589. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5955-6324.

Wyanna Mara Costa Dantas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursando Especialização em Contabilidade Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Servidora Pública na Secretaria Municipal de Saúde de Horizonte/CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0421103599440611. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-9131-0268.

Referências

AZUMA, Ronald et al. Recent advances in augmented reality. Computer graphics and applications, v. 21, n. 6, 2001. Disponível em: https://www.cs.unc.edu/~azuma/cga2001.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.

BACCA, Jorge et al. Augmented reality trends in education: A systematic review of research and applications. Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 133-149, 2014. Disponível em: https://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/17763/AugmentedRealityByNcNd.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 mar. 2024.

BRASIL. Resolução nº 196, de 09 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, 1996.

DUARTE, Cauê. Realidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

BILLINGHURST, Mark; DUENSER, Andreas. Augmented Reality in the Classroom. Computer, v. 45, n. 7, p. 56-63, 2012. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6171143/citations. Acesso em: 12 maio 2024.

BRASIL. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série – introdução. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

FERRINI-MUNDY, Joan. Principles and standards for school mathematics: a guide for mathematicians. Notices of the American Mathematical Society, v. 47, n. 8, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GUERRA, Avaetê de Luneta e Rodrigues; COSTA, Michel da; MELO, Nedilson José Gomes de. Desafios e Soluções no Ensino da Matemática na EJA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 9, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3946. Acesso em: 26 mar. 2024.

HUNTER, David; MCCALLUM, Jacqueline; HOWES, Dora. Defining Exploratory-Descriptive Qualitative (EDQ) research and considering its application to healthcare. Journal of Nursing and Health Care, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: https://eprints.gla.ac.uk/180272/7/180272.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.

KIRNER, Claudio; KIRNER, Tereza Gonçalves. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: Symposium on Virtual Reality and Augmented Reality, 13, 2011, Uberlândia-MG. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Uberlândia: SBC, 2011, cap. 01, p. 10-25.

KLOPFER, Eric; SQUIRE, Kurt. Environmental Detectives—the development of an augmented reality platform for environmental simulations. Education Technology Research and Development, v. 56, p. 203–228, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11423-007-9037-6. Acesso em: 19 abr. 2024.

KOORO, Méri Bello; LOPES, Celi Espasandin. As perspectivas curriculares do conhecimento matemático na educação de jovens e adultos. Horizontes, v. 25, n. 1, p. 99-110, 2007. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/Horizontes_25_1_09%5B11067%5D.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

LOPES, João Paulo Benevides. A Sequência Fedathi e o ensino de sólidos geométricos. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

MILGRAM, Paul; KISHINO, Fumio. A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. IEICE Transactions on Information and Systems, v. 77, n. 12, p. 1321-1329, 1994. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.102.4646. Acesso em: 18 abr. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1–12, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82. Acesso em: 26 abr. 2024.

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; ALVES, Francisco Régis Vieira. Resolução de um problema olímpico brasileiro em 3D para Realidade Aumentada no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 144–150, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/60010. Acesso em: 26 abr. 2024.

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; SANTANA, José Rogério. Proposta para o ensino de Geometria: sólidos no Geogebra. Debates em Educação, v. 16, n. 38, p. e15862, 2024. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15862. Acesso em: 26 abr. 2024.

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; ARAÚJO, Francisco Cleuton de. Realidade Aumentada no Ensino de Sólidos Geométricos para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza-CE-Brasil. Educação Matemática em Revista, v. 29, n. 82, p. 1-15, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3465. Acesso em: 15 fev. 2024.

SCHRÖETTER, Sandra Maria; STAHL, Nilson Sergio Peres; DOMINGUES, Estefane Costa. Geometria Espacial no Ensino Fundamental: construir para aprender. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 1, p. 58–71, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1280. Acesso em: 26 mar. 2024.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTO, Robson. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Romero-Tori/publication/216813069_Fundamentos_de_ Realidade_Virtual/links/5d234774458515c11c1c5cdb/Fundamentos-de-Realidade-Virtual.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

Downloads

Publicado

20.02.2025

Como Citar

Santiago, P. V. da S., Cleuton de Araújo, F., & Costa Dantas, W. M. (2025). ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM USO DA REALIDADE AUMENTADA. Periferia, 17(1), e84606. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84606

Edição

Seção

Artigos