GAMIFICAÇÃO ANTIRRACISTA

Relato de experiência do encontro com professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84110

Palavras-chave:

Antirracismo;, Metodologias ativas;, Gamificação antirracista.

Resumo

No período da Pandemia da Covid-19, por meio das redes virtuais sociais tomando como referência a Lei n. 10.639/2003, construímos um encontro formativo com professores da Educação Básica de uma Rede Pública do Estado Do Espírito Santo e juntos realizamos uma formação de professores, titulada de: Práticas Antirracistas com o uso das Tecnologias Digitais. Está escrita Relata a Experiência Pedagógica conduzido a respeito dos sistemas do Brasil, em particular o sistema das relações Etnicorraciais, entendendo como ele se constituiu e influencia outros, mais afinco o sistema dos jogos online. Em seguida, construímos por meio da conversação uma atividade pedagógica que titulamos de Gamificação Antirracista. Por fim, avaliamos na formação que construir a atividade Pedagógica Antirracista é uma ação difícil, mas não impossível de ser realizada. Dentre os desafios que encontramos para construir a Gamificação Antirracista, foi nos deparar com referenciais postulados por outros marcadores construídos de forma algorítmica racial.

Biografia do Autor

Marcos Sales Bezerra, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador vinculado a Associação Brasileiro de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed) no Grupo de Trabalho (GT) 21 – educação das relações étnico-raciais (ERE) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP/UFES), professor da Educação Básica. O artigo foi realizado com apoio da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-0152-7037. E-mail: mbezerra.adm@gmail.com

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em educação e Sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), psicóloga. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP/UFES). ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1123-4374. E-mail: betebarros@uol.com.br 

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Publicado

04.09.2025

Como Citar

Sales Bezerra, M., & Barros de Barros, M. E. (2025). GAMIFICAÇÃO ANTIRRACISTA: Relato de experiência do encontro com professores da Educação Básica. Periferia, 17(1), e84110. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84110

Edição

Seção

Artigos