GAMIFICAÇÃO ANTIRRACISTA
Relato de experiência do encontro com professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.84110Palavras-chave:
Antirracismo;, Metodologias ativas;, Gamificação antirracista.Resumo
No período da Pandemia da Covid-19, por meio das redes virtuais sociais tomando como referência a Lei n. 10.639/2003, construímos um encontro formativo com professores da Educação Básica de uma Rede Pública do Estado Do Espírito Santo e juntos realizamos uma formação de professores, titulada de: Práticas Antirracistas com o uso das Tecnologias Digitais. Está escrita Relata a Experiência Pedagógica conduzido a respeito dos sistemas do Brasil, em particular o sistema das relações Etnicorraciais, entendendo como ele se constituiu e influencia outros, mais afinco o sistema dos jogos online. Em seguida, construímos por meio da conversação uma atividade pedagógica que titulamos de Gamificação Antirracista. Por fim, avaliamos na formação que construir a atividade Pedagógica Antirracista é uma ação difícil, mas não impossível de ser realizada. Dentre os desafios que encontramos para construir a Gamificação Antirracista, foi nos deparar com referenciais postulados por outros marcadores construídos de forma algorítmica racial.
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