GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP):
distanciamento e aproximações
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83841Palavras-chave:
Gestão Escolar, Projeto Político Pedagógico, Gestão DemocráticaResumo
Este estudo compõe o Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Gestão Escolar, desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha, que teve por objetivo investigar se os princípios da gestão democrática acompanham os movimentos percebidos nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs), ao longo dos anos, na Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Caracteriza-se por um estudo de caso, com perspectiva qualitativa, e ancorou-se na Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2006), com análise documental dos cinco PPPs da instituição. Autores como Veiga (2009); Luck (2009); Libâneo (2012); Oliveira & Toschi (2012), entre outros, auxiliam no diálogo decorrente do estudo sobre a gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico. Dentre o emergente da pesquisa, destaca-se que todos os PPPs pontuam, de algum modo, as feituras dos documentos, o processo de elaboração e os participantes, como também sinalizam a revisão ou atualização de tais documentos. Ademais, os cinco PPPs apontam, em várias partes, os princípios da gestão democrática, no tocante à participação, descentralização e autonomia da instituição, como relações de proximidade e de distanciamento entre a gestão democrática e os movimentos percebidos ao longo dos anos, que foram registrados nos PPPs da instituição.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 set 2023.
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2011.
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2016.
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2019.
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2022.
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2023.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. (org. Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
LUCK, Heloísa. Fundamentação e princípios da educação e da gestão escolar. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
PINTO, J. M.; LIMA, D. V. C.. Gestão democrática no contexto escolar. Justitia Liber, v.2, n.1, p.33-44, 2020.
TAUCHEN, Gionara. Gestão escolar democrática: apontamentos sobre os princípios e funções de organização. In: Gestão e organização escolar. (org. Gionara Tauchen). Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan/jun, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).