GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP):

distanciamento e aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83841

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Projeto Político Pedagógico, Gestão Democrática

Resumo

Este estudo compõe o Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Gestão Escolar, desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha, que teve por objetivo investigar se os princípios da gestão democrática acompanham os movimentos percebidos nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs), ao longo dos anos, na Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Caracteriza-se por um estudo de caso, com perspectiva qualitativa, e ancorou-se na Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2006), com análise documental dos cinco PPPs da instituição. Autores como Veiga (2009); Luck (2009); Libâneo (2012); Oliveira & Toschi (2012), entre outros, auxiliam no diálogo decorrente do estudo sobre a gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico. Dentre o emergente da pesquisa, destaca-se que todos os PPPs pontuam, de algum modo, as feituras dos documentos, o processo de elaboração e os participantes, como também sinalizam a revisão ou atualização de tais documentos. Ademais, os cinco PPPs apontam, em várias partes, os princípios da gestão democrática, no tocante à participação, descentralização e autonomia da instituição, como relações de proximidade e de distanciamento entre a gestão democrática e os movimentos percebidos ao longo dos anos, que foram registrados nos PPPs da instituição.

Biografia do Autor

Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, UFRPE/Fundaj

Mestre em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI - UFRPE/Fundaj); Especialista em Gestão Escolar (IFfar) e Pedagoga pela UFRPE (2017). Contato: sarah.portop@gmail.com. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/3842296504205792>. Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-5456-0236>.

Fabrícia Sônego, IFfar

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM (2017); Pedagoga (UFSM); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; atua junto à Coordenação Geral de Pós-Graduação do IFFar e integra o Grupo de Estudos em Políticas e Gestão da Educação (GEPGE). Contato: fabricia.sonego@iffarroupilha.edu.br. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/4577504792929464>. Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-8094-9165>.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 set 2023.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2011.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2016.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2019.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2022.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO. Plano Político Pedagógico [PPP]. Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, 2023.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. (org. Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCK, Heloísa. Fundamentação e princípios da educação e da gestão escolar. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

PINTO, J. M.; LIMA, D. V. C.. Gestão democrática no contexto escolar. Justitia Liber, v.2, n.1, p.33-44, 2020.

TAUCHEN, Gionara. Gestão escolar democrática: apontamentos sobre os princípios e funções de organização. In: Gestão e organização escolar. (org. Gionara Tauchen). Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.

VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan/jun, 2009.

Downloads

Publicado

31.01.2025

Como Citar

Porto da Paixão Barbosa Pereira, S., & Sônego, F. (2025). GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): : distanciamento e aproximações. Periferia, 17(1), e83841. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83841

Edição

Seção

Artigos