O PENSAMENTO COMPUTACIONAL SOB O OLHAR DA FILOSOFIA DA TECNOLOGIA:
análise de teses e dissertações no Brasil em educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83778Palavras-chave:
Pensamento Computacional; , Filosofia da Tecnologia; , Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.Resumo
Buscamos investigar o conceito de pensamento computacional e sua aplicação interdisciplinar no contexto de teses e dissertações em Educação no Brasil (2017-2021), por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). O objetivo é compreender como o pensamento computacional tem sido abordado na pós-graduação stricto sensu. Como sustentação teórica, a filosofia da tecnologia e a tecnociência foram usadas para um entendimento crítico da análise proposta. Trabalhar o pensamento computacional ciente de bases filosóficas pode emancipar fronteiras tecnológicas e contribuir com a construção de um campo de pensamento tecnológico sólido no Brasil, consciente de demandas locais e desigualdades a serem compreendidas.
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