EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL DESDE LA PERSPECTIVA DE LA FILOSOFÍA DE LA TECNOLOGÍA

Análisis de Tesis y Disertaciones en Educación en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83778

Palabras clave:

Pensamiento Computacional;, Filosofía de la Tecnología; , Programa de Postgrado Stricto Sensu en Educación.

Resumen

Buscamos investigar el concepto de pensamiento computacional y su aplicación interdisciplinaria en el contexto de tesis y disertaciones en Educación en Brasil (2017-2021), utilizando la metodología de análisis textual discursivo. El objetivo es comprender y describir cómo el pensamiento computacional ha sido abordado y desarrollado en los programas de posgrado stricto sensu, y cómo la filosofía de la tecnología y la tecnociencia pueden contribuir a una comprensión crítica de su aplicación. Trabajar el pensamiento computacional con base filosófica puede emancipar las fronteras tecnológicas y contribuir para la construcción de un campo sólido de pensamiento tecnológico en Brasil, consciente de las demandas locales y de las desigualdades a ser atendidas.

Biografía del autor/a

Ailson da Silva Machado, FURB

Pesquisador do grupo de pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB, desde 2022, liderado pelo professor Dr. Adolfo Ramos Lamar. Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Como tema de mestrado, pesquisa AS TECNOLOGIAS NA CONCEPÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM TESES E DISSERTAÇÕES DE EDUCAÇÃO NO BRASIL (2017-2021): Uma Abordagem Na Perspectiva Da Filosofia Da Tecnologia. Possui graduação em Engenharia Elétrica (2014), Especialista em Informática Instrumental Aplicada a Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR (2020). Atualmente trabalha no Departamento de T.I da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na organização de eventos (I Seminário Internacional OIECE e III Siprotec). Atuação nas áreas de Ciência da Computação, Relações Étnico Raciais, Educação e Filosofia

Adolfo Ramos Lamar, FURB

Doutorado em Educação e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, pósdoutorado em Educação pela USP, Brasil. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. É um dos cofundadores e cocoordenadores do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE). Tem experiência nas áreas de Educação, Epistemologia, Educação Agrária, Educação Comparada, Interculturalidade, EPT, ESCT e CTS, Teoria Decolonial, Epistemologia da Educação Física, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Grupo Paideia - Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Direitos Humanos e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional do PPGEUNICAMP. Foi pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis e Professor do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. Foi pesquisador dos projetos interinstitucionais: Alfa PlanGIES - Planejamento e Gestão das IES: relação da universidade com o entorno social para a promoção do desenvolvimento regional sustentável (União Europeia e América Latina), Os Mapas Conceituais e Temáticos da EJA em Ibero-América(CNPq) e PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste (FAPESP) e os projetos do MERCOSUL "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el Contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior" e "Dilemas de novas culturas de produção de conhecimento. Os programas de Pós-graduação à distância no Mercosul. Formatos, regulações e acreditação".Experiência de Ensino em Cursos de Graduação e/ou Pósgraduação em Educação, Pedagogia, Med. Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Educ.Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Administração, Ciências Exatas e Naturais, Fisioterapia, Farmácia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharias, Fisioterapia, Economia, Ciências Contábeis, Nutrição, Marketing, Moda, Letras, Arte, Serviço Social, Biologia, Direito, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Geografia, Turismo, Gastronomia, Dança, Arquitetura, Design, Gastronomia, Odontologia, Geografia, Matemática e Jornalismo e Ensino Médio e EPT. Foi Cocoordenador dos I e III SIPROTEC IFC EDUCOGITANS PPGEFURB em 2019 e 2022 e Coordenador do I Seminário Internacional do Observatório Ibero-Americano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) com o tema: A Educação Comparada no contexto das Reformas Educacionais e da pandemia: desafios, políticas públicas e inovações educativas em 2022; financiados pela FAPESC. Coordenou o Projeto de Pesquisa da FAPESC intitulado "OIECE: o giro agroecológico nas universidades catarinenses, UNICAMP e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina". Coordena os projetos "O giro agroecológico na pós-graduação stricto sensu em universidades catarinenses, UNICAMP e Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina da FAPESC e "EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E/OU NO CARIBE: algumas perspectivas" da FURB.

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Publicado

30.04.2025

Cómo citar

da Silva Machado, A., & Ramos Lamar, A. (2025). EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL DESDE LA PERSPECTIVA DE LA FILOSOFÍA DE LA TECNOLOGÍA: Análisis de Tesis y Disertaciones en Educación en Brasil. Periferia, 17(1), e83778. https://doi.org/10.12957/periferia.2025.83778

Número

Sección

Artículos