EXPERIÊNCIAS AUTORAIS, INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93345Resumo
v. 9 n. 2 (2025): EXPERIÊNCIAS AUTORAIS E INOVADORAS EM REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAISReferências
ABRANCHES JÚNIOR, Nilton; AZEVEDO, Renan Caldas Galhardo; LOPES, Victoria Vicente Rodrigues. EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90386. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90386. Acesso em: 1 ago. 2025.
ALBUQUERQUE, Erenilda Severina da Conceição; SILVA, Elisabelly dos Santos; SANTOS, Viviane de Oliveira; SANTOS, Tayná Elias dos. A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.88885. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88885. Acesso em: 1 ago. 2025.
ANDRADE, Fabiana; SANTANA, Gabrielle de Novaes. POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–16. DOI: 10.12957/redoc.2025.80474. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80474. Acesso em: 1 ago. 2025.
AZEREDO, Aline. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–5, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.93011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/93011. Acesso em: 1 ago. 2025.
CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque; COSTA, Cleide Jane De Sá Araújo. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–8, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.73334. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73334. Acesso em: 1 ago. 2025.
CASEMIRO, Ítalo de Paula; MARTINS, Joabis Nobre. TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.87490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87490. Acesso em: 1 ago. 2025.
FERREIRA, Pedro Henrique Trintini; ANDRADE, Leonardo Antônio de. INTERAÇÕES COM IA: JOGO PERIGOSO OU PÂNICO MORAL? Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90374. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90374. Acesso em: 1 ago. 2025.
FERREIRA, Jose Ricardo Lopes; SANTOS, Silvan Menezes dos. DESIGN THINKING E AUTORIA COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NO ESPORTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–21, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90494. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90494. Acesso em: 1 ago. 2025.
FERRO, Jeferson; CARNEIRO, Cintia Dias de Mattos Toyoshima. LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS: CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.89413. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89413. Acesso em: 1 ago. 2025.
FREITAS, Rafael Almeida de. A (AUSÊNCIA DA) NATUREZA E(M) NÓS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–2, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.85118. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/85118. Acesso em: 1 ago. 2025.
GREGO, Aline Cristina Ferreira; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81073. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81073. Acesso em: 1 ago. 2025.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber. BRINCAR, CRIANÇAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCURSOS ATÉ UMA TESE DE DOUTORADO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–27, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.85368. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/85368. Acesso em: 1 ago. 2025.
LIMA, Sandra Vanusa; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–35, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83298. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83298. Acesso em: 1 ago. 2025.
MARTINS, Cláudia de Souza Ferreira. IA GENERATIVA NA CONTEMPORANEIDADE: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–10, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90028. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90028. Acesso em: 1 ago. 2025.
MELO, Luiz Guilherme; GONÇALVES, Carolina Brandão. A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–14, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.79642. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/79642. Acesso em: 1 ago. 2025.
MEZAROBA, Cristiane; MARTINS, Juliana Silva dos Santos; CRUZ, Dulce Márcia. ACESSO E USABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: MOODLE E GOOGLE CLASSROOM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–24, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90565. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90565. Acesso em: 1 ago. 2025.
MIRANDA, Felipe; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos. EDUCAÇÃO DIGITAL, FORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–20. DOI: 10.12957/redoc.2025.90564. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90564. Acesso em: 1 ago. 2025.
MORENO, Douglas Aquino; ARAÚJO, Gustavo Cunha de. LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–30, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.89472. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89472. Acesso em: 1 ago. 2025.
NASCIMENTO, Bruno Silva; SOUZA, Ângela Pereira de; SILVA, Maria Jeane Souza de Jesus. A (RE)CRIAÇÃO DE ELIS REGINA PELA IA: DIALOGISMOS, AUTENTICIDADE E IMPACTOS NA COMUNIDADE INDÍGENA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.89450. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89450. Acesso em: 1 ago. 2025.
NUNES, Bruna Souza de Medeiros; MONTEMOR, Ryan Nepomuceno; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.80529. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80529. Acesso em: 1 ago. 2025.
OLIVEIRA, Débora Vanessa Lira de; LIMA, Giselle Da Silva Mendonça de; NUNES, Maria do Amparo da Silva; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.88612. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88612. Acesso em: 1 ago. 2025.
OLIVEIRA, Igor; SILVA, Vania Barboza da. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.87794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87794. Acesso em: 1 ago. 2025.
OLIVEIRA, Marcos Irondes Coelho de; ROCHA, José Damião Trindade. GRUPOS DE DISCUSSÃO COM JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES SOBRE UMA BOA ESCOLA IBERO-AMERICANA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.91595. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91595. Acesso em: 1 ago. 2025.
MOREIRA, Angélica de Carvalho; FERNANDES, Tereza. OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.91128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91128. Acesso em: 1 ago. 2025.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; SILVEIRA, Victor Junger. IA Generativa pode ser coautora? Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024012, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5569. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5569. Acesso em: 1 ago. 2025.
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes, 21 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/. Acesso em: 1 ago. 2025.
PIN PUCCI, Renata Helena; SILVA, Rebeka Farias da; ANTUNES-SOUZA, Thiago. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO? Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.91242. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91242. Acesso em: 1 ago. 2025.
RIBEIRO, Josiane da Cruz Lima; QUEIROZ, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de. CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90606. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90606. Acesso em: 1 ago. 2025.
SALES, Tiago Amaral. SONHOS DE UNIVERSIDADE: UMA POESIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–7, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90474. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90474. Acesso em: 1 ago. 2025.
SANT’ANNA, Geiva Santos Dória de; BARRETO, Maria Raidalva Nery; SANTOS, Adriana Vieira dos. PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–15, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81197. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81197. Acesso em: 1 ago. 2025.
SANTOS, Michael Gandhi Monteiro dos; CARVALHO, Felipe; SANTOS, Ana Paula da Silva; CARDOSO, Marcélia Amorin. INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO SABERES AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–18. DOI: 10.12957/redoc.2025.92826. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/92826. Acesso em: 1 ago. 2025.
SILVA, Ana Lucia Gomes da; SALVADORI, Juliana Cristina; PINHO, Maria José Souza; NOVAES SANTOS, Soraia; FREIRE, Crizeide Miranda. PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–15. DOI: 10.12957/redoc.2025.91324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91324. Acesso em: 1 ago. 2025.
SOUSA, Camilla Grazielly Rego de; MOURA, Késsia Mileny de Paulo. CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.88884. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88884. Acesso em: 1 ago. 2025.
VIEIRA, Sebastiao da Silva; SABBATINI, Marcelo. CULTURA MAKER, ABORDAGEM STEAM E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–14, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.82852. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82852. Acesso em: 1 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).