TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.73334

Palavras-chave:

Educação híbrida. Mediação pedagógica. Método rotação por estações. Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo é uma síntese da pesquisa da dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Enquanto objetivo, baseou-se na análise do processo de mediação pedagógica na prática da educação híbrida em uma sala de aula do ensino básico utilizando o método rotação por estações. A abordagem metodológica que conduziu este estudo encontra-se no escopo da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e, devido à característica da pesquisa, optamos pelo método estudo de caso, pois se trata de um estudo intensivo de um caso singular, no qual averiguamos um fenômeno contemporâneo sob a perspectiva de um sujeito. A análise dos dados evidenciou o papel do professor enquanto mediador, tendo em vista que a prática da educação híbrida, por meio do método rotação por estações, amplia as possibilidades para a mediação pedagógica, considerando que ela acontece alicerçada na interação, objetivando a autonomia do aluno na construção de seu conhecimento.

Biografia do Autor

Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Mestra em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM - SP). Especialização em Estratégias Didáticas para o uso das TIC na Educação Básica (UFAL). Especialização em Assessoria de Comunicação e Identidade Organizacional pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Alagoas (ESAMC). Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui experiência em docência no ensino superior e no ensino profissionalizante. Atualmente pesquisa sobre Tecnologias Digitais, Educação Híbrida, Curadoria de Conteúdo e Autoria Docente.

Cleide Jane De Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque; COSTA, Cleide Jane De Sá Araújo. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–8, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.73334. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73334. Acesso em: 25 ago. 2025.