TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.73334Palavras-chave:
Educação híbrida. Mediação pedagógica. Método rotação por estações. Tecnologias Digitais.Resumo
Este artigo é uma síntese da pesquisa da dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Enquanto objetivo, baseou-se na análise do processo de mediação pedagógica na prática da educação híbrida em uma sala de aula do ensino básico utilizando o método rotação por estações. A abordagem metodológica que conduziu este estudo encontra-se no escopo da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e, devido à característica da pesquisa, optamos pelo método estudo de caso, pois se trata de um estudo intensivo de um caso singular, no qual averiguamos um fenômeno contemporâneo sob a perspectiva de um sujeito. A análise dos dados evidenciou o papel do professor enquanto mediador, tendo em vista que a prática da educação híbrida, por meio do método rotação por estações, amplia as possibilidades para a mediação pedagógica, considerando que ela acontece alicerçada na interação, objetivando a autonomia do aluno na construção de seu conhecimento.
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