CONVERSAÇÕES EM AULA: UMA ANÁLISE DAS DINÂMICAS CONVERSACIONAIS DE AULAS REMOTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70782

Palavras-chave:

conversação em aula, formação continuada de professores, Análise da Conversação, aula remota, videoconferência

Resumo

Neste artigo, por meio de uma abordagem teórico-metodológica baseada na Análise da Conversação, analisamos quantitativamente as conversas realizadas por videoconferência em um curso remoto de formação continuada ofertado em 2022 em uma universidade federal. O corpus de análise desta pesquisa consistiu nos vídeos-registros dos 15 encontros remotos realizados em três turmas, totalizando 45 vídeos, cada um contendo aproximadamente o registro de duas horas de conversa. Analisamos alguns desses registros para compreender as dinâmicas de conversação empregadas em aulas remotas. Medimos o tempo de fala de cada participante, comparamos o tempo de fala do professor em relação ao tempo de fala das/os estudantes, e caracterizamos como os turnos ocorreram ao longo de sessões de aula remota. Analisamos a conversação em função de dois aspectos: se o professor falou muito mais que as/os cursistas, e se todas/os as/os cursistas participaram da conversa. Identificamos empiricamente, através de uma abordagem indutiva, a realização de quatro dinâmicas de conversação: conversação focada no/a professor/a, conversação livre, conversação em fila e conversação em grupo. Argumentamos, a partir das análises apresentadas, que a promoção ou inibição da conversação nas aulas é um projeto, pois depende principalmente da dinâmica conversacional empregada na situação didática proposta pelo/a professor/a.

Biografia do Autor

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Informática, professor no Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA (Universidade Estácio de Sá). É bolsista de pós-doutorado CNPq/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT-TO) pela Universidade Federal de Tocantins (processo nº 151075/2023-9.). 

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. CONVERSAÇÕES EM AULA: UMA ANÁLISE DAS DINÂMICAS CONVERSACIONAIS DE AULAS REMOTAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 94–116, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.70782. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70782. Acesso em: 4 maio. 2024.

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