PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81197Resumo
Frente ao caos informacional instaurado pelas fake news, o ensino de ciências baseado na Alfabetização Científica é uma estratégia promissora no enfrentamento à desinformação. O objetivo do presente estudo consistiu em promover a alfabetização científica entre alunos de uma escola estadual de Salvador, Bahia. O estudo de abordagem qualitativa, teve como base metodológica a pesquisa-ação, com proposta de intervenção na realidade dos alunos, assim foi realizado diagnóstico inicial do problema e aplicada uma proposta didática de ensino sobre os gêneros jornalísticos digitais com foco na leitura crítica de notícias, a partir da identificação de fake news. Foi observado que parte dos estudantes se sentiram instigados em realizar pesquisas a fim investigar a veracidade das informações lidas, além de confrontarem tais informações com conceitos aprendidos em sala de aula e observações da realidade. Portanto, foi possível promover a Alfabetização Científica entre uma parcela de estudantes participantes da atividade investigativa.
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