PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81197

Resumo

Frente ao caos informacional instaurado pelas fake news, o ensino de ciências baseado na Alfabetização Científica é uma estratégia promissora no enfrentamento à desinformação. O objetivo do presente estudo consistiu em promover a alfabetização científica entre alunos de uma escola estadual de Salvador, Bahia. O estudo de abordagem qualitativa, teve como base metodológica a pesquisa-ação, com proposta de intervenção na realidade dos alunos, assim foi realizado diagnóstico inicial do problema e aplicada uma proposta didática de ensino sobre os gêneros jornalísticos digitais com foco na leitura crítica de notícias, a partir da identificação de fake news. Foi observado que parte dos estudantes se sentiram instigados em realizar pesquisas a fim investigar a veracidade das informações lidas, além de confrontarem tais informações com conceitos aprendidos em sala de aula e observações da realidade. Portanto, foi possível promover a Alfabetização Científica entre uma parcela de estudantes participantes da atividade investigativa.

Biografia do Autor

Geiva Santos Dória de Sant’Anna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia. Durante a graduação em Ciências Biológicas foi bolsista de iniciação científica, onde desenvolveu o plano de trabalho: Análise Bioquímica e Molecular de enzimas antioxidantes em sementes e plântulas de mamona (Ricinus communis L.), desenvolvendo escrita de relatórios e apresentando resultados em congressos e seminários. Foi professora estagiária pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ministrando aulas de Ciências, Ciência e Tecnologia e Biologia na rede estadual de ensino da Bahia. Pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), foi estagiária do laboratório de biologia do Colégio Marista oferecendo apoio nas aulas práticas de biologia do ensino médio. Possui pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências anos finais do ensino fundamental pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente é professora de Ciências do ensino fundamental anos finais da rede estadual de ensino da Bahia e graduanda em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia.

Maria Raidalva Nery Barreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Camaçari

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB), especialização em Políticas Públicas, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia e mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela UNEB, Ph.D. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, com estágio de doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e do Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento. Atua com os seguintes temas: leitura, aprendizagem, políticas públicas, história da educação, estágio supervisionado, gestão educacional, educação de jovens e adultos, didática, ensino e metodologia científica, educação infantil, currículo, políticas públicas, tecnologias de informação e comunicação.

Adriana Vieira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Lauro de Freitas

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Lauro de Freitas. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e mestrado em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Cursando doutorado na Universidade Federal da Bahia (2020). Também é administradora e criadora de conteúdo em páginas científicas de redes sociais. Membro do grupo de pesquisa Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS). Tem experiência nas áreas de Química e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: química, objetos de aprendizagem, ensino de química, moodle, metodologias ativas e educação à distância, estratégias metacognitivas.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

SANTOS DÓRIA DE SANT’ANNA, Geiva; NERY BARRETO, Maria Raidalva; VIEIRA DOS SANTOS, Adriana. PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.81197. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81197. Acesso em: 25 ago. 2025.