EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90386

Resumo

Este estudo discute o impacto da inteligência artificial (IA) na área educacional, com ênfase no ensino de Geografia. A problemática central reside nos desafios promovidos pelo uso não supervisionado dessas ferramentas, que podem prejudicar a precisão das informações e o desenvolvimento do pensamento crítico. O objetivo principal é analisar como as IAs, especialmente o ChatGPT e a Meta AI, impactam a criação de recursos pedagógicos e a construção do conhecimento no contexto educacional. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, baseada em uma revisão de literatura sobre tecnologia, educação e Geografia. Analisam-se as potencialidades e limitações das Inteligências Artificiais na produção de quadros conceituais, mapas mentais e representações cartográficas. Os resultados sugerem que, apesar das IAs auxiliarem na aprimoração do aprendizado e na otimização do tempo do professor, elas apresentam falhas conceituais e produzem representações geográficas distorcidas. Ademais, a falta de referências confiáveis e o risco de desinformação ressaltam a importância da mediação pedagógica na utilização dessas tecnologias. A aplicação de IAs na educação, portanto, requer uma análise crítica e criteriosa, entendendo que sua utilização não deve substituir a reflexão acadêmica, mas atuar como uma ferramenta complementar ao processo de ensino. Assim, a capacitação de professores e a alfabetização digital dos alunos são essenciais para assegurar que essas tecnologias contribuam de maneira benéfica na construção do saber.

Educação. Ensino de Geografia. Inteligência Artificial. ChatGPT. Meta AI.

Biografia do Autor

Nilton Abranches Júnior, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO-UERJ).

Professor orientador vinculado ao Instituto de Geografia da Universidade do Rio de Janeiro (Igeog - UERJ) – Brasil – Lattes: http://lattes.cnpq.br/1058902159598664  - Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0376-4869 

Renan Caldas Galhardo Azevedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO-UERJ), Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UERJ) e Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor da rede municipal de Petrópolis - RJ.

Victoria Vicente Rodrigues Lopes , Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO-UERJ), Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGGEO-UERJ) e Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

ABRANCHES JÚNIOR, Nilton; CALDAS GALHARDO AZEVEDO, Renan; VICENTE RODRIGUES LOPES , Victoria. EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.90386. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90386. Acesso em: 25 ago. 2025.