EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90386Resumo
Este estudo discute o impacto da inteligência artificial (IA) na área educacional, com ênfase no ensino de Geografia. A problemática central reside nos desafios promovidos pelo uso não supervisionado dessas ferramentas, que podem prejudicar a precisão das informações e o desenvolvimento do pensamento crítico. O objetivo principal é analisar como as IAs, especialmente o ChatGPT e a Meta AI, impactam a criação de recursos pedagógicos e a construção do conhecimento no contexto educacional. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, baseada em uma revisão de literatura sobre tecnologia, educação e Geografia. Analisam-se as potencialidades e limitações das Inteligências Artificiais na produção de quadros conceituais, mapas mentais e representações cartográficas. Os resultados sugerem que, apesar das IAs auxiliarem na aprimoração do aprendizado e na otimização do tempo do professor, elas apresentam falhas conceituais e produzem representações geográficas distorcidas. Ademais, a falta de referências confiáveis e o risco de desinformação ressaltam a importância da mediação pedagógica na utilização dessas tecnologias. A aplicação de IAs na educação, portanto, requer uma análise crítica e criteriosa, entendendo que sua utilização não deve substituir a reflexão acadêmica, mas atuar como uma ferramenta complementar ao processo de ensino. Assim, a capacitação de professores e a alfabetização digital dos alunos são essenciais para assegurar que essas tecnologias contribuam de maneira benéfica na construção do saber.
Educação. Ensino de Geografia. Inteligência Artificial. ChatGPT. Meta AI.
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