IA GENERATIVA NA CONTEMPORANEIDADE: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90028Resumo
A obra em análise aborda as interações entre a Inteligência Artificial (IA) e a Educação, com foco em desafios e possibilidades pedagógicas contemporâneas. O objetivo principal é promover uma reflexão crítica e estruturada sobre as implicações do uso da IA, particularmente a IA Generativa, como o ChatGPT®, nos processos educativos. A obra é organizada em duas partes: a primeira introduz conceitos básicos da IA e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento, enquanto a segunda explora as possibilidades pedagógicas da IA no ensino. O texto oferece uma análise conceitual e histórica da evolução da inteligência artificial, seguida da avaliação de suas capacidades e limitações, incluindo os vieses algorítmicos e as implicações éticas. A Inteligência Artificial Generativa pode transformar práticas educacionais ao mediar processos de ensino e aprendizagem, mas requer uma abordagem crítica para evitar visões apocalípticas ou dependência excessiva. A conclusão enfatiza a necessidade de um equilíbrio entre a adoção tecnológica e a preservação de valores humanos, propondo a IA como uma ferramenta que complementa, e não substitui, a ação humana no processo educativo.
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