IA GENERATIVA NA CONTEMPORANEIDADE: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90028

Resumo

A obra em análise aborda as interações entre a Inteligência Artificial (IA) e a Educação, com foco em desafios e possibilidades pedagógicas contemporâneas. O objetivo principal é promover uma reflexão crítica e estruturada sobre as implicações do uso da IA, particularmente a IA Generativa, como o ChatGPT®, nos processos educativos. A obra é organizada em duas partes: a primeira introduz conceitos básicos da IA e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento, enquanto a segunda explora as possibilidades pedagógicas da IA no ensino. O texto oferece uma análise conceitual e histórica da evolução da inteligência artificial, seguida da avaliação de suas capacidades e limitações, incluindo os vieses algorítmicos e as implicações éticas. A Inteligência Artificial Generativa pode transformar práticas educacionais ao mediar processos de ensino e aprendizagem, mas requer uma abordagem crítica para evitar visões apocalípticas ou dependência excessiva. A conclusão enfatiza a necessidade de um equilíbrio entre a adoção tecnológica e a preservação de valores humanos, propondo a IA como uma ferramenta que complementa, e não substitui, a ação humana no processo educativo.

Biografia do Autor

Cláudia de Souza Ferreira Martins, Fundação Oswaldo Cruz

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Gestão e Tecnologia Industrial pelo Senai Cimatec. Atua na gestão de instiruições de Ciência e Tecnologia, com produção científica na área de gestão, informação e tecnologias digitais.

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

DE SOUZA FERREIRA MARTINS, Cláudia. IA GENERATIVA NA CONTEMPORANEIDADE: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–10, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.90028. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90028. Acesso em: 25 ago. 2025.