v. 9 n. 2 (2025): EXPERIÊNCIAS AUTORIAIS E INOVADORAS EM REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS

					Visualizar v. 9 n. 2 (2025): EXPERIÊNCIAS AUTORIAIS E INOVADORAS EM REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS
Publicado: 01-08-2025

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

    Felipe Carvalho, Mariano Pimentel, Edméa Santos, Tania Lucía Maddalena, Frieda Maria Marti, Wallace Carriço de Almeida, Marcos Vinícius Dias de Menezes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93344

Apresentação Temática

  • EXPERIÊNCIAS AUTORAIS, INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS

    Felipe Carvalho, José Damião Trindade Rocha, Lúcia Amante
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93345

Artigo Seção Temática

  • OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS

    Angélica Moreira, Tereza Fernandes
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91128
  • GRUPOS DE DISCUSSÃO COM JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES SOBRE UMA BOA ESCOLA IBERO-AMERICANA

    Marcos Irondes Coelho de Oliveira, José Damião Trindade Rocha
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91595
  • PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS

    Ana Lucia Gomes da Silva, Juliana Cristina Salvadori, Maria José Souza Pinho, Soraia Novaes Santos, Crizeide Miranda Freire
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91324
  • EDUCAÇÃO DIGITAL, FORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

    Felipe Miranda, Cristiano Maciel, katia Ethiénne Esteves dos Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90564
  • INTERAÇÕES COM IA: JOGO PERIGOSO OU PÂNICO MORAL?

    Pedro Henrique Trintini Ferreira, Leonardo Antônio de Andrade
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90374
  • POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO

    Fabiana Andrade, Gabrielle de Novaes Santana
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80474
  • CULTURA MAKER, ABORDAGEM STEAM E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Sebastiao da Silva Vieira, Marcelo Sabbatini
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82852
  • PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS

    Aline Cristina Ferreira Grego, Vera Lucia Trevisan de Souza
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81073
  • BRINCAR, CRIANÇAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCURSOS ATÉ UMA TESE DE DOUTORADO

    Adilson Cristiano Habowski, Cleber Ratto
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.85368
  • TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS

    Ítalo de Paula Casemiro, Joabis Nobre Martins
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87490
  • LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO

    Douglas Aquino Moreno, Gustavo Cunha de Araújo
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89472
  • DESIGN THINKING E AUTORIA COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NO ESPORTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Jose Ricardo Lopes Ferreira, Silvan Menezes dos SAntos
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90494
  • EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

    Nilton Abranches Júnior, Renan Caldas Galhardo Azevedo, Victoria Vicente Rodrigues Lopes
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90386
  • A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

    Luiz Guilherme Melo, Carolina Brandão Gonçalves
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.79642
  • APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Débora Vanessa Lira de Oliveira, Giselle da Silva Mendonça de Lima, Maria do Amparo da Silva Nunes, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88612
  • CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO reflexões sobre as redes sociais digitais como um espaço de aprendizagem para a profissão

    Camilla Grazielly Rego de Sousa, Késsia Mileny De Paulo Moura
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88884
  • ACESSO E USABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: MOODLE E GOOGLE CLASSROOM

    Cristiane Mezaroba, Juliana Martins, Dulce Cruz
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90565

Artigo Fluxo Contínuo

  • A (RE)CRIAÇÃO DE ELIS REGINA PELA IA DIALOGISMOS, AUTENTICIDADE E IMPACTOS NA COMUNIDADE INDÍGENA

    Bruno Silva Nascimento, Ângela Pereira de Souza, Maria Jeane Souza de Jesus Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89450
  • CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA

    Josiane da Cruz Lima Ribeiro, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90606
  • LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL

    Jeferson Ferro, Cintia Dias de Mattos Toyoshima Carneiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89413
  • COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO?

    Renata Helena Pin Pucci, Rebeka Farias da Silva , Thiago Antunes-Souza
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91242
  • A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

    Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Elisabelly dos Santos Silva, Viviane de Oliveira Santos, Tayná Elias dos Santos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88885
  • INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO SABERES AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS

    Michael Gandhi Monteiro dos Santos, Felipe Carvalho, Ana Paula da Silva Santos, Marcélia Amorin Cardoso
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92826
  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    Igor Oliveira, Vania Barboza da Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87794
  • ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS

    Bruna Souza de Medeiros Nunes, Ryan Nepomuceno Montemor, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80529
  • ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

    Sandra Vanusa Lima, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
    1-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83298

Relato de Experiência

  • PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES

    Geiva Santos Dória de Sant’Anna, Maria Raidalva Nery Barreto, Adriana Vieira dos Santos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81197

Resenhas

Resumos de Teses e Dissertações

  • TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ

    Aline Azeredo
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93011
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

    Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Cleide Jane De Sá Araújo Costa
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.73334

Produções Artísticas, Literárias e Culturais

  • SONHOS DE UNIVERSIDADE UMA POESIA

    Tiago Amaral Sales
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90474
  • A (AUSÊNCIA DA) NATUREZA E(M) NÓS

    Rafael Almeida de Freitas
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.85118